Pandemia

Arquidiocese de Salvador orienta sobre a Semana Santa

Cardeal Dom Sergio da Rocha divulgou novas orientações para a Semana Santa na Arquidiocese de Salvador, Sede Primacial da Igreja no Brasil

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Arquidiocese de Salvador

Arquidiocese de Salvador orienta sobre a Semana Santa./ Foto: Arquidiocese de Salvador

Nesta sexta-feira, 26, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, divulgou novas orientações para a Semana Santa na Sede Primacial da Igreja no Brasil, por ocasião da pandemia.

“Considerando que a data da Páscoa não pode ser alterada e que o toque de recolher decretado pelo Governo da Bahia, compreendendo o horário das 18h às 5h, foi prorrogado até dia 05 de abril, é preciso rever o horário habitual da celebração do Tríduo Pascal.”, diz a nota.

Leia mais
.: Semana Santa: um feriado com significado e importância, diz padre
.: Dom Gil comenta importância da Semana Santa para o século XXI

Semana Santa

Na quinta-feira da Semana Santa, haverá a celebração da “Missa vespertina da Ceia do Senhor”, sem o Lava-pés. Pode ter a presença de fiéis de acordo com a capacidade máxima permitida e deve ocorrer a partir das 16h.

As medidas sanitárias em vigor não permitem a celebração, reunindo fiéis, durante a noite. Por isso, se a celebração da Vigília Pascal for realizada no habitual horário noturno, deverá ocorrer sem a presença dos fiéis no templo, transmitida online.  

Se considerada mais oportuna para o bem pastoral da comunidade, a Vigília Pascal, com a presença dos fiéis, segundo os protocolos sanitários, poderá ser antecipada para as 16h.

“Os sacerdotes procurarão celebrar com o devido zelo litúrgico, evitando prolongar as celebrações, seguindo as Orientações para a Semana Santa publicadas. Continuam em vigor as demais normas litúrgicas e orientações pastorais para a Semana Santa”, concluiu o cardeal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo