Igreja em festa

Arquidiocese de Olinda e Recife celebra 29 anos do Santuário Mãe Rainha

Artistas locais se uniram para fazer o estandarte alusivo à Festa dos 29 anos do Santuário da Mãe Rainha da Arquidiocese de Olinda e Recife 

Da redação, com Santuário Mãe Rainha

Santuário Mãe Rainha da Arquidiocese de Olinda e Recife/ Foto: Santuário Mãe Rainha

No dia 10 de outubro, acontece a Festa dos 29 anos do Santuário da Mãe Rainha da Arquidiocese de Olinda e Recife. Novena foi iniciada no dia 1º de outubro. Lema da celebração é: “Mãe Rainha, contigo peregrinamos, conosco és peregrina”.

O lema expressa a realidade da Mãe que não abandona seus filhos. Ela sai ao encontro de homens e mulheres, trazendo Jesus nos braços. Maria peregrina junto às diferentes realidades da vida. Cada dia da festa traz uma dimensão diferente do cotidiano dos fiéis.

A novena e festa atraem muitos romeiros de diferentes cidades e estados do nordeste do Brasil. Os dias estão sendo marcados por visitas missionárias, atividades especiais, concurso de fotografia, encontro dos corredores e ciclistas, missas presenciais e momentos transmitidos de forma virtual pelas redes do santuário, como os podcasts das manhãs e as novenas solenes da noite.

A Arquidiocese de Olinda e Recife e a organização da Novena e Festa da Mãe Rainha restringiu em 300 o número de pessoas participantes por celebração. Vale lembrar que não é necessário realizar agendamento e todos precisam manter o uso de máscaras e o distanciamento social. 

Veja
.: Espaço da Mãe Rainha, na sede da Canção Nova, passa por restauração

Estandarte 

Um dos símbolos que representa as festas religiosas em diversas cidades nordestinas é o estandarte, um tipo de bandeira cheia de adereços e rica de significados. Pensando em contribuir com essa cultura que envolve a fé, artistas plásticos de Olinda e São Lourenço da Mata se uniram para doar sua arte para a criação do estandarte alusivo à Festa que comemora os 29 anos do Santuário Mãe Rainha Tabor da Nova Evangelização de Olinda e Recife.  

O executor do trabalho foi o conceituado artista plástico e produtor cultural Silvio Botelho, conhecido como “pai dos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda”. O artista explica que é uma honra fazer parte da história do Santuário através da criação do estandarte. “O estandarte é um distintivo, é a entrada, é a abertura.  É mostrar que a Magnífica Mãe está acima de todos nós, das nossas cabeças, dos nossos pensamentos.”  

Botelho explica que um estandarte traduz a cultura de um povo. “Essa religiosidade está inserida na nossa alma. Convivemos com a religião desde muito cedo, e isso nos fez usar da arte uma meio de expressão da nossa fé”, contou. 

Estandarte criado para a Festa do Santuário/ Foto: Santuário Mãe Rainha

Características da obra 

Medindo quase 3 metros de altura, o estandarte carrega, no centro, a imagem sublimada da Mãe Rainha. No alto de sua cabeça, uma coroa dourada adornada por pedras brilhantes, reluzentes e coloridas. Grandes arabescos sobrepostos em relevo estão na parte superior e inferior do estandarte.  

Entre os materiais utilizados, centenas de pedras coloridas, cristais, passamanarias e cordões dourados. “O brilho também vem das pedrarias dos broches. Usamos doze com muito brilho no total” – explica Botelho. Os cristais dão o arremate final e estão ao redor de todo o estandarte.  

As quase três décadas da presença da Mãe foram simbolizados por 29 pedras maiores sobrepostas na parte superior e inferior da obra.  

O layout 

O layout do estandarte foi criado pelo designer Fábio Júnior Santana,  de São Lourenço da Mata. “Quando me pediram para fazer algo para a Mãe Rainha, eu pensei em algo que transparecesse muita delicadeza, doçura, que fosse algo mais minimalista, que desse foco principalmente à imagem central, que é a figura da Mãe.”

As cores suaves deram o tom à obra. “A cor pérola, o dourado, o azul, a representação dos 29 anos da festa através das pedras, adornos que lembram as igrejas barrocas” . O ilustrador explica ainda que o objetivo é dar ênfase à imagem da Mãe Rainha. “Eu tenho um carinho muito especial pela imagem de Maria. Ter Maria como Mãe, Rainha de todos nós, é muito lindo, muito emocionante, que toca o coração”, define.    

Apresentação e bênção do Estandarte  

No dia 1º de outubro, centenas de pessoas participaram da abertura da novena. “É um momento que ficará marcado para sempre na história do nosso Estado”, destaca o reitor do Santuário padre Vitor Hugo Possetti. 

Durante a abertura da Santa Missa, presidida por padre Vitor e concelebrada por padre Afonso Wosny, o estandarte da Mãe Rainha foi apresentado e abençoado, diante de forte emoção, aplausos e fogos de artifício.      

De acordo com o reitor do Santuário o estandarte é uma expressão de fé. “A Mãe Rainha escolheu este lugar para habitar, para fazer sua terra, para fazer aqui o primeiro Santuário do Nordeste. Por isso, o estandarte significa uma grande homenagem à Mãe. Nossa gratidão eterna aos artistas Sílvio Botelho e Fábio Junior e suas equipes que realizaram o trabalho com tanto carinho pela Mãe e pela comunidade, pelo Santuário”, agradece.  

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo