"Momento de reflexão e oração"

Arcebispo de Santa Maria fala sobre tragédia no sul do país

"Agora não é o momento de nós condenarmos, julgarmos, mas é o momento de oração, de reflexão, de olhar para frente com esperança e também aprendermos muitas lições desse fato que aconteceu". Foi o que afirmou o Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Dom Hélio Adelar Rubert, à equipe de jornalismo da Canção Nova.

Acesse:
.: Bento XVI consola famílias das vítimas de tragédia em Santa Maria
.: Jovens do Rio testemunham solidariedade por vítimas de tragédia
.: CNBB expressa pesar pelas vítimas do incêndio em Santa Maria

Na entrevista, o arcebispo manifestou suas condolências pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo, 27, numa casa noturna, em Santa Maria, causando a morte de mais de 230 jovens:

"Ontem, em Santa Maria, havia verdadeiramente um clima de guerra, porque foi muito grande a consternação, a movimentação e a agitação em todos os lugares da cidade. Mas hoje está um pouco mais calmo e nós queremos dizer ao nosso povo que tenha calma e também muita esperança. Nós sabemos que a nossa pátria definitiva não é esta terra, nós aqui estamos caminhando unidos procurando viver a paz, o amor e o bem querer entre nós, sempre com um olhar voltado para o Céu que nos aguarda, a nossa pátria definitiva".

O arcebispo destaca que essa fatalidade comoveu profundamente a todos, especialmente as famílias, os amigos e as pessoas relacionadas com tantos jovens que, na flor da mocidade, foram colhidos para a outra vida.

Desde a manhã de hoje, Dom Hélio presta assistência aos familiares das vítimas e, durante todo o dia, está presidindo Missas pelas almas dos jovens falecidos.

A tragédia já é conhecida em boa parte do mundo e, segundo Dom Hélio, provoca uma reflexão, neste ano em que a Igreja vive o Ano da Juventude, sobre a maneira em que a Comunidade Eclesial tem trabalhado com os jovens nas famílias, nas escolas e na sociedade.

"Quanto nós precisamos ajudar nossos jovens a buscar realmente os valores consistentes e que constroem a pessoa humana em sua integralidade", afirmou o Arcebispo.

Diante do imenso sofrimento que toma conta da cidade, Dom Hélio dá uma mensagem de esperança: "O Senhor Jesus é a resposta para todos os nossos anseios. Ele nos abre essa perspectiva para a eternidade, para uma vida feliz em Deus, para quem O coloca como tudo em sua vida e procura os valores do Evangelho".

O Arcebispo disse ainda que todas as igrejas da arquidiocese estão à disposição para os velórios e os momentos de oração e de fé.

Nesta segunda-feira, 28, haverá uma Missa, celebrada às 21 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A Celebração será na Basílica de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo