Jornada Mundial

Aparecida sedia encontro virtual dos universitários com o Papa

Em 1º de março acontecerá a Jornada Mundial dos Jovens Universitários, transmitida via satélite para a cidade de Aparecida, São Paulo. A celebração, que tem como tema: "Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor", será presidida por Bento XVI. Cerca de 10 mil jovens universitários de todo o Brasil são esperados.

.: Jovens brasileiros preparam-se para teleconferência com Papa

Aparecida foi escolhida pelo papa Bento XVI e figura entre nomes como: Avinhão (França), Edimburgo (Reino Unido), Minsk (Bielorussia), Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoli (Itália), Nova York (Estados Unidos), Havana (Ilha de Cuba), Cidade do México (México), Loja (Equador).

A jornada, será realizada das 13 às 15 horas (horário brasileiro), mas durante a manhã já haverá programação especial para os jovens presentes.

Segundo a comissão de organização no Brasil, a programação começa às 10 horas na Tribuna do Papa, no pátio João Paulo II, Santuário Nacional, com a apresentação de bandas católicas. Na seqüência, o professor e ex-secretário de Educação, Gabriel Chalita, fará palestra sobre o tema: "Juventude chamada a construir a civilização do amor: afetividade, cidadania e ecologia". Também haverá depoimentos de jovens universitários envolvidos em movimentos e pastorais da Igreja.

Após intervalo para o lanche, os universitários se reunirão no interior da Basílica para a celebração com o Papa Bento XVI. A programação termina com Missa celebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, às 16 horas, no Santuário.

Para o administrador do Santuário Nacional, padre Hélcio Vicente Testa, participar de mais esse evento deixa a equipe do Santuário muito feliz, pois reflete o reconhecimento pela organização do Santuário Nacional na Conferência e na visita do papa Bento XVI em maio de 2007.

“Acreditamos que a honra que nos foi dada em sediar este evento vem do fato de tudo aquilo que conseguimos fazer em 2007, quando da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho e da visita de Sua Santidade à Casa da Mãe Aparecida. A infra-estrutura e o acolhimento que organizamos foram frutos do trabalho de cada colaborador. Passados alguns meses, o nosso Santuário foi lembrado entre tantas cidades e igrejas como um local onde o Papa gostaria de voltar, mesmo que seja via satélite, como acontecerá”, disse o administrador.

Segundo Dom Damasceno, essa jornada com os jovens universitários já é comum na Europa e, agora, passa a ser estendida para as Américas. "É necessário que a Igreja fale com os jovens porque o mundo precisa de jovens bem orientados não só profissionalmente, mas também espiritualmente".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo