Oração

Ano de São José: Edições CNBB lançam Novena de São José 

Lançamento da Novena de São José celebra o Ano dedicado ao santo

Da redação, com CNBB

novenadesaojose

Novena de São José./ Foto: CNBB

A editora Edições CNBB apresenta a “Novena de São José, Padroeiro Universal da Igreja”. O subsídio, em forma orante, convida as famílias e as pequenas comunidades a olharem para José e com ele contemplarem o mistério de Deus em Maria e no Verbo encarnado. O material é uma forma de celebrar o Ano de São José convocado pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica Patris Corde – Com coração de Pai.

“Nunca podemos separar São José de Maria e Jesus. São José é o modelo das virtudes da Família e das humildes tarefas domésticas, é o protetor dos lares cristãos”, afirma o bispo de Castanhal (PA), dom Carlos Verzeletti, na apresentação do material.

Dom Carlos ensina que São José, no fiel desempenho de velar sobre a Sagrada Família de Nazaré, “nos ensina como conviver em paz e alegria em nossas igrejas domésticas”. Acreditando sempre em Deus, continua, “o justo José, homem santo, conhecendo a singular santidade de Maria, não admite a mais leve suspeita diante do Mistério que nela se passava. Presente diante do sobrenatural, com delicadeza extrema, não deixa Maria sozinha embaraçando-a com interrogações e dúvidas”.

Leia também
.: “Invocar sempre São José, principalmente em momentos difíceis”, diz Papa

Família

“Vivendo os tempos difíceis de uma pandemia, necessitamos do aconchego na casa de Nazaré. Rezemos, nesta Novena de São José, pelos nossos pais vivos e falecidos, com gratidão, saudades e obediência, confiantes de que seremos protegidos e alimentados pelos pais que Deus nos deu no seu paterno e transbordante amor. Olhemos para São José nestes dias da Novena e com a Sagrada Família de Nazaré, e veremos as maravilhas de se ter uma família!”, motiva dom Carlos.

A festa de São José, esposo de Maria, que existia em vários lugares e em diversas datas, foi fixada em 19 de março no século XV, e o Papa Gregório XV estendeu-a a toda a Igreja no ano 1621. Em 1870, o Papa Pio IX proclamou São José Padroeiro da Igreja. Papa Leão XIII o declarou advogado dos lares cristãos. Hoje, é o modelo dos operários, e o nome masculino mais chamado pelos cristãos. Em hebraico, José é “aquele que Deus cumula de bens”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo