Nota oficial

Água do Rio Paraopeba apresenta risco à saúde, alertam órgãos de MG

Diante dos resultados, não é recomendada a utilização da água bruta do Rio Paraopeba para qualquer finalidade

Da Redação, com Agência Minas Gerais

Vista parcial do Rio Paraopeba, atingido por pluma de rejeitos com rompimento da barragem em Brumadinho / Foto: Reprodução TV Canção Nova

As Secretarias de Estado de Saúde, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais emitiram nota oficial nesta quinta-feira, 31, informando que a água do Rio Paraopeba apresenta riscos à saúde humana e animal.

O comunicado vem em virtude dos resultados iniciais do monitoramento feito pelo Governo de Minas no rio após o rompimento da Barragem B1 (Mina do Feijão), em Brumadinho (MG), na última sexta-feira, 25.

Acesse
.: Outras notícias da cobertura da tragédia em Brumadinho

Diante dos resultados e tendo em vista a segurança da população, os órgãos citados não indicam a utilização da água bruta do Rio Paraopeba para qualquer finalidade, até que a situação seja normalizada. Deve ser respeitada uma área de 100 metros das margens.

A nota ressalva que o contato eventual não causa risco de morte. E para os bombeiros, que têm trabalhado em contato mais direto com o solo, a orientação da Saúde é para que utilizem todos os equipamentos de segurança.

Para manter o abastecimento, o Governo do Estado de Minas Gerais já determinou à Vale que forneça água potável para as comunidades afetadas. Paralelamente, foi suspensa a necessidade de emissão de outorga para a perfuração de poços artesianos. Servidores da Secretaria de Agropecuária estão percorrendo a região de 20 municípios para dar orientações de não utilização da água destes cursos.

Orientações

A nota orienta ainda que pessoas que tenham tido contato com a água bruta do Rio Paraopeba – após a chegada da pluma de rejeitos – ou tenham ingerido alimentos que também tiveram esse contato, procurem a unidade de saúde mais próxima caso apresentem náuseas, vômitos, coceira, diarreia, tonteira, ou outros sintomas, informando sobre esses contatos.

A orientação é válida desde a confluência do Rio Paraopeba com o Córrego Ferro-Carvão até Pará de Minas. No município de Pará de Minas há um outro manancial que serve de alternativa para o abastecimento da cidade.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo