Término

AG 59 CNBB: Dom Joel rende graças pela primeira fase da Assembleia

“Os desafios são respondidos na unidade e na comunhão”, afirma Dom Joel em último dia de Assembleia

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

Dom Joel presidiu missa no último dia dessa primeira etapa da Assembleia Geral da CNBB / Foto: Reprodução Youtube

Termina nesta sexta-feira, 29, a primeira etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Abrindo os trabalhos do dia, o secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella, presidiu a celebração eucarística, rendendo graças por todos os frutos da semana de encontro.

Foram mais de 400 bispos que, de forma remota, dialogaram cerca de 40 temáticas. Para a resolução das discussões, o episcopado brasileiro rezou, conversou e discerniu junto à luz dos estatutos da entidade e do Direito Canônico. “Só dessa forma conseguimos votar e deliberar”, afirmou o bispo. 

Confira também
.: Bispos discutem Igreja em saída e as preocupações com a família

O espírito de trabalho conjunto

O presidente da celebração afirmou que, diante do altar, a assembleia ganhou um efeito importante. “Terminamos essa primeira etapa de nossa assembleia na certeza de que a missão evangelizadora cresce na medida do discernimento, da escuta conjunta, de que na assembleia, o espírito se manifesta. Escutar o Senhor, escutar a realidade com os ouvidos do Senhor, em conjunto, em comunidade é qualitativamente melhor.”

O bispo acrescentou que, em diversas pautas, especialistas foram ouvidos, mas quando se trata de Evangelho e fé, precisa se tornar acima de tudo uma Palavra de e da Igreja, do povo de Deus reunido. 

Os desafios constantes

Sobre os desafios atuais, o secretário-geral da conferência episcopal, com gratidão, inteirou que é na assembleia, que os caminhos da evangelização são percebidos e purificados, ajustando os rumos. “Dessa forma, se responde aos desafios: em unidade e comunhão. Juntos”.

Olhando com atenção para as leituras propostas pela Liturgia de hoje, Dom Joel apontou como enfrentar as dificuldades. “Devemos olhar como olharam as personagens das leituras: com o olhar de quem confia e espera. Espera confiantemente. Se é de Deus permanece. Se não é, interrompe-se. Aprendemos na Assembleia a olhar para os desafios com grande confiança, olhando para o ressuscitado que venceu a morte. Quem contempla a vida e vê a ação do ressuscitado, espera confiante.”

“O olhar de Jesus destoa dos demais olhares. Não é um olhar omisso. Torna-se ação. Ele toma atitude. É pedagógico, age gradativamente até que a realidade se transforme. Essa é uma grande lição para todos nós bispos!”, concluiu o secretário da CNBB.

O último dia de Assembleia

Neste último dia da primeira etapa da Assembleia Geral, no período da manhã os bispos continuarão divididos entre os regionais específicos tratando de pautas locais. Fazem isto em vista da preparação para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Também pela manhã, o episcopado brasileiro deverá divulgar uma mensagem ao povo de Deus. Já a última coletiva de imprensa, às 13h, trará um balanço do evento, com as principais discussões e a avaliação da realização desta primeira etapa. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo