Dados

Abstenção da reaplicação do Enem ultrapassa 70%, aponta Inep

Gabaritos das provas estarão disponíveis na segunda-feira

Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo – Agência Brasil

Abstenção da reaplicação do Enem ultrapassa 70%. Apontou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O primeiro dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 72,2% de ausências entre os candidatos inscritos.

No segundo dia, a abstenção da reaplicação do Enem alcançou a porcentagem de 72,6%. Esta é a terceira e última rodada de aplicação do Enem 2020. Ela ocorreu pós o Enem impresso regular e o Enem digital.

Prova no estado do Amazonas e municípios de Rondônia

Os números incluem os dados da reaplicação do Enem. Também foram somados os dados da aplicação da prova, pela primeira vez, em todo o estado do Amazonas, e nos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos em Rondônia.

Nesses locais, o Enem regular foi cancelado por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. 

Solicitação da reaplicação

Podiam solicitar a reaplicação os participantes que estavam inscritos no Enem regular, mas que tiveram sintomas da covid-19 ou outra doença infectocontagiosa. Ainda puderam pedir a reaplicação dos prejudicados por questões logísticas, como falta de luz, no dia do exame. 

Estudantes que fizeram as provas

Ao todo, de acordo com o Inep, 63.468 estudantes fizeram as provas do primeiro dia e 64.213, do segundo. O exame foi aplicado no Distrito Federal e em 1.503 municípios distribuídos em todos os estados. 

Também fizeram o Enem nesta terça e quarta-feira os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Dos cerca de 42 mil inscritos, segundo o Inep, 24,9% faltaram no primeiro dia e 28% no segundo. 

Enem PPL

O Enem PPL é aplicado dentro de unidades prisionais e socioeducativas. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso por meio de um sistema on-line.

Resultados 

Os gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis, segundo o Inep, na segunda-feira, 1, junto com os Cadernos de Questões.

Os resultados do Enem 2020, tanto do impresso quanto do digital e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março. 

As notas do Enem  poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo