Pontifícias Obras Missionárias

4º Congresso Missionário Nacional começa nesta quinta-feira

“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” é o tema do evento que deve reunir 700 pessoas em Recife

Thiago Coutinho
Da Redação


O trabalho missionário está na essência da Igreja Católica. Para aprofundar as reflexões sobre essa dimensão missionária, começa nesta quinta-feira, 7, e vai até o dia 10 de setembro, em Recife (PE), o 4º Congresso Missionário Nacional. O evento é promovido e organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e traz como tema, nesta edição, “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. 

O termo “Igreja em Saída”, que tem aparecido diversas vezes no pontificado do Papa Francisco, trata do trabalho missionário e evangelizador realizado pela Igreja que se coloca em atitude de saída rumo ao encontro das pessoas. Esta ideia será essencial para esta quarta edição do Congresso Missionário. “Este impulso do Papa para que a igreja assuma a sua identidade missionária é o diferencial nesta edição do Congresso”, explicou o diretor das POM, padre Maurício Jardim. 

Após esta edição do evento, a ideia é de que as igrejas e comunidades deem continuidade ao trabalho missionário a fim de levar a Palavra de Deus adiante. “Existem muitos trabalhos missionários no Brasil e nosso desafio é criar uma comunhão, um espírito de comunidade”, disse padre Maurício.

Este encontro tem ainda um caráter preparatório para o 5º Congresso Missionário Americano, que acontecerá na Bolívia no ano que vem. Dos 700 participantes que estarão em Recife, 200 irão ao evento na Bolívia.

Leia também
.: Campanha Missionária 2017 será lançada nesta sexta-feira

Igreja em Saída

A ideia de “Igreja em saída” à qual o Papa Francisco constantemente se refere presume, segundo padre Maurício, que o trabalho missionário seja levado adiante pela Igreja em todas as suas esferas,por parte dos fiéis, dos padres ou dos administradores. “A primeira saída, e a mais difícil, é a de si mesmo. O desafio que o Papa nos coloca é sair do individualismo, sair da nossa zona de conforto e ir ao encontro das pessoas”, ponderou o sacerdote. 

Levar o Evangelho ao mundo deve ser um trabalho de mão dupla, ou seja, trabalhar com a palavra de Deus de uma maneira que ela também possa ser vivenciada pelo missionário, como esclarece padre Maurício. “O missionário tem que se deixar evangelizar, testemunhar a Palava de Jesus Cristo, pois a pessoa que sai já tem este ardor missionário. Uma igreja que não é missionária não é uma igreja de Jesus”.

Segundo padre Maurício, o Papa inclusive já pediu para que os diretores das POM se concentrem no trabalho evangelizador por mais tempo. “O Papa já nos pediu para diminuirmos o tempo da burocracia e administração para que possamos viver o que é próprio nosso, a evangelização, o ardor missionário. No fundo, ele está nos dizendo para vivermos a nossa essência que é a missão”, reiterou.

Programação

O 4º Congresso Missionário Nacional terá diversas atividades, entre momentos de animação e reflexão. A cerimônia de boas vindas será hoje às 18h, seguida de um jantar e noite cultural. 

As conferências vão abordar temas como “Igreja em saída na perspectiva ad gentes”, “testemunho e profetismo”, “sinodalidade”, “comunhão eclesial” e a “alegria do Evangelho”. Acesse a programação completa aqui

O 1º Congresso Missionário Nacional foi realizado em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo