Congresso Eucarístico Nacional

Organização do CEN 2010 conta com o apoio de mais de 500 pessoas

Organizar um evento não é uma das tarefas mais fáceis: é preciso planejar, divulgar, cuidar do orçamento… Imagine, então, produzir o Congresso Eucarístico Nacional (CEN), um dos maiores eventos da Igreja Católica no país, que acontece a cada quatro anos. Para garantir o sucesso do encontro, realizado de 13 a 16 de maio, em Brasília (DF), foram criadas dez comissões que contam com o apoio de mais de 500 pessoas.

Na parte espiritual, a Comissão de Liturgia, coordenada pelo Monsenhor Marcony Ferreira, é responsável por preparar as celebrações eucarísticas e organizar a adoração permanente ao Santíssimo Sacramento. A equipe já produziu três revistas em quadrinhos – uma sobre o congresso, outra sobre a Eucaristia e a última sobre Brasília – para serem distribuídas durante o evento, só aguarda patrocínio para concluir o projeto.

A Comissão Teológico-Espiritual, na qual padre Waldemar Dalbello está à frente, tem a missão de cuidar da formação dos envolvidos na organização. O Texto-Base, livro produzido para preparar os participantes para o evento, é obra deste grupo.

A Comissão de Comunicação, da qual padre André Lima é responsável, tem o desafio de entrar em contato com os veículos de imprensa e envolvê-los no processo preparatório e na realização do evento. A equipe já produziu vídeos para televisão, áudios para ajudar na preparação espiritual e atualiza o site e as mídias sociais diariamente, com notícias e novidades sobre o congresso.

Para cuidar das áreas de Cultura e Educação, Saúde, Recepção e Hospedagem e Segurança também foram criadas comissões específicas. A equipe responsável pela parte cultural e educacional, já organizou o concurso de redação pra crianças e jovens escreverem sobre Jesus Eucarístico, promoveu o concurso da letra do hino e está decidindo os últimos detalhes da apresentação da orquestra sinfônica durante o CEN. Agora, o grupo trabalha para levar a Brasília a imagem de Nossa Senhora de Fátima e uma exposição com objetos sacros vindos de Portugal, sobre os Milagres Eucarísticos.

Como em todo evento, também há a parte burocrática. A Comissão de Finanças e Estruturas tem como objetivo promover e administrar os recursos necessários para preparar e realizar o congresso; assim como a Comissão Jurídica, coordenada pelo padre Valdir Mamede, tem a responsabilidade de elaborar propostas de regimento interno para o CEN 2010.

Segundo padre André Lima, integrar as pastorais, os movimentos e as paróquias da Arquidiocese é um dos desafios da organização, mas não é o maior. “O trabalho eclesial em Brasília é grande. Entretanto, o maior desafio será levar o testemunho de Jesus Eucarístico para todo o Brasil. Brasília é conhecida como a capital da corrupção. Com o CEN, queremos quebrar essa visão. Aqui moram pessoas simples com uma espiritualidade enraizada no Senhor”, explica.

Como tudo começou

A ideia de realizar o XVI Congresso Eucarístico Nacional na capital brasileira nasceu em 2005, quando o Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Brasília foi consultado sobre a intenção de pedir à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para sediar o evento. Este ano, a cidade completa seu jubileu de ouro, assim como os 50 anos da Arquidiocese.

No dia 30 de abril de 2007, em correspondência ao presidente da CNBB, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, foi oficializado o pedido de acolher o CEN em Brasília. Durante a 45ª Assembleia Geral da CNBB, o pedido foi aprovado em unanimidade.

No segundo semestre do mesmo ano, foi formada a Comissão Central, da qual participam o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, Monsenhor Marcony Ferreira e os padres coordenadores de cada equipe específica, além das secretárias do CEN 2010. A partir daí, foram definidos, gradativamente, o tema, o lema, o texto-base, a data, o hino, a oração, o site e o boletim do evento.

.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo