Brasília

Juventude se reúne em Brasília para celebrar a Eucaristia

Michelle Mimoso
Enviada especial a Brasília

Com uma saudação aos cerca de 30 mil jovens presentes, nesta noite de sábado, 15, na Santa Missa realizada especialmente para a juventude, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, deu início à Celebração Eucarística no altar-monumento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília (DF).

As palavras do arcebispo, repetidas do apóstolo João, em I Jo 2,14-17, foram direcionadas à juventude e exemplificadas pela narração do jovem do Evangelho que, deixando de atender ao chamado de Jesus, optou pelos bens materiais que possuía. [Texto e áudio da homilia na íntegra]

Leia mais
.: Simpósio de Bioética finaliza com dicas em defesa da vida
.: Bispos celebram Santas Missas em 122 paróquias
.: Todas as notícias sobre o CEN 2010

O presidente da CNBB animou os jovens a não terem medo de seguir Jesus, pois, segundo ele, vale a pena deixar tudo e acolher o chamado de Cristo. “Como sacerdote, religioso, cristão leigo ou leiga atuante na Igreja e no mundo, coloquemo-nos no caminho de Jesus como seus fiéis missionários e digamos: ‘Eis-me aqui, Senhor! Envia-me’. Quem deixa tudo para seguir o Filho de Deus, por amor a Seu nome, receberá cem vezes mais. Vale a pena tornar-se discípulo e missionário de Jesus”, afirmou.

.: Veja fotos no Flickr

Dom Geraldo também explicou aos jovens participantes que só se torna discípulo quem faz a profunda experiência do encontro pessoal com Cristo vivo. “Mas onde encontrá-Lo?”, questiona o celebrante. E afirma: “Na Palavra da Sagrada Escritura transmitida pela Igreja e testemunhada na vivência cristã”.

Por diversas vezes, durante a Santa Missa, Dom Geraldo repetiu a aclamação: “Fica conosco, Senhor!”, convidando os jovens a seguir o caminho de discípulos e missionários de Jesus Cristo. Os participantes, em coro, repetiram a aclamação. O arcebispo continuou dizendo que Jesus está presente quando Sua Palavra é proclamada na celebração litúrgica e na autêntica piedade popular.

“Jesus está no meio de nós. Está presente nos ministros que agem em Seu nome, nos sacramentos e na Santíssima Eucaristia. “Fica conosco, Senhor”.

Além dos jovens, estiveram presentes na Celebração Eucarística cerca de 300 bispos e 800 sacerdotes concelebrando a Eucaristia. O evento, que aconteceu no Ministério da Esplanada, contou com a presença de jovens de várias partes do país, mas, em sua maioria, brasilienses que, desde o dia 13 de maio, têm acompanhado toda a programação do 16º Congresso Eucarístico Nacional na capital do país.

Ao final da Missa, foi realizada a Vigília Eucarística.

Leia também
.: Vencedores do concurso de redação do CEN 2010 são premiados
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes

.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo