CEN 2010

Eucaristia nos ensina a ser discípulos, explica Dom Alberto

Kelen Galvan
Enviada especial a Brasília

“A Eucaristia nos ensina a ser discípulos”, disse o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, nesta sexta-feira, 14, na sua palestra no Pavilhão do Parque da Cidade, dentro das atividades do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), em Brasília.

O arcebispo explicou que as características dos discípulos de Jesus é que “eles têm, como centro de sua vida, a pessoa de Jesus Cristo, têm um espírito de oração, são amantes da Palavra de Deus, praticam a confissão e participam da Eucaristia, se inserem na sociedade, são solidários no amor e têm um fervor missionário”. [Leia o resumo do discurso]

Leia também
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes

Mas que precisamos “aprender a lição do Altar”, pois a Eucaristia é a escola de discipulado, utilizada também por Jesus. “No Evangelho de Lucas, capítulo 22, encontra-se a passagem da última ceia, onde Jesus manda preparar o lugar para a ceia (…) Eucaristia já forma discípulos quando nós descobrimos que preparamos bem as coisas da nossa fé”. E destacou que “para ver a Deus é preciso a melhor cara, a melhor disposição, a melhor roupa”.

Dom Alberto exortou às pessoas a nunca mais perguntarem se “é obrigado ir a Missa no domingo”, pois é “uma honra, uma necessidade, um direito e não uma obrigação”.

E explicou que a Eucaristia “é o bem mais precioso, o maior tesouro da Igreja”, nela aprendemos que “o maior é aquele que serve (cf. Lc 22, 26)” e a dar lugar aquele que é menor. “Celebrar é também aguardar os outros, é dar a devida importância a todas as pessoas”.

“Deus tem milhões de caminhos para salvar uma pessoa, mas o caminho comum passa pela preparação e participação, ativa e consciente, na Eucaristia”, destacou.

E recordando uma frase dita pelo Papa Paulo VI, no Evangelli Nuntiandi, onde ele dizia que “as pessoas aprendem muito mais com as pessoas do que com o mestre, e quando aprendem com os mestres, é porque além deles serem professores são testemunhas”, Dom Alberto destacou que foi isso que caracterizou a vida de Jesus e Ele nos chamou a também ser testemunhas. “Precisamos, pouco a pouco, nos imbuir de tal forma com o Evangelho, deixar que Ele encharque nosso modo de viver, para que nossas reações e respostas mostrem que somos discípulos de Jesus, em nosso modo de viver”.

Programação do dia

As atividades de hoje começaram com a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida de sua palestra. Logo após, o Arcebispo de Goiânia (GO), Dom Washington Cruz, preside a Missa às 11h.

Após o almoço, o Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno de Assis, fará uma colocação com o tema “Eucaristia e Missão”. As atividades encerram às 16h30, com a benção do Santíssimo.

O evento continua amanhã até às 13h e está aberto ao público em geral.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo