Eucaristia e discipulado

Discurso de Dom Alberto Taveira Corrêa no CEN 2010

Hoje muita gente está aqui conosco neste pátio de exposição, mas chegamos a muita gente pelo Sistema Canção Nova de Comunicação e toda a rede católica. Portanto, eu estou feliz pois muitas pessoas estão nos acompanhando. Por esta graça dos meios de comunicação que a Palavra do Senhor está chegando à muitos. Nós queremos, com muita alegria, fazer do Congresso Eucarístico Nacional um momento celebrativo e também de formação.

Muita gente diz: discípulos e missionários. Mas precisamos tomar consciência e unir as palavras: discípulos missionários. Se você é discípulo autêntico de Jesus você passa aos outros aquilo que você mesmo recebeu, ou seja, é um missionário.

Penso que nós todos passamos pela escola, porém, muitas pessoas aprenderam muito mais na escola da vida. Nessa história podemos distinguir duas coisas importantes: o aluno e o discípulo. Muitas vezes aprendemos muito mais com as lições da vida do que com livros da escola. Deixamos de ser alunos e passamos a ser discípulos.

As pessoas aprendem muito mais com as testemunhas do que com os mestres, e quando aprendem com os mestres é porque eles também são testemunhas. Jesus foi chamado de mestre, Ele é a palavra de Deus feita carne, Ele é o testemunho vivo do amor de Deus. O Senhor chamou pessoas, formou discípulos, formou seguidores, formou convivências e nessas convivências os discípulos foram aprendendo um jeito novo de encarar a vida.

Durante a caminhada Jesus faz escola com seus discípulos. Ele ensina através dos fatos do caminho e, assim, forma discípulos. Nós recebemos a boa noticia do Evangelho. Esta boa noticia vai transformando o nosso modo de pensar, as nossas atitudes. Temos hoje um grande desafio: deixar que o Evangelho encharque nosso modo de viver.

Os Bispos em Aparecida fizeram a seguinte pergunta: O que é um discípulo de Jesus?

Discípulos de Jesus tem o espírito de oração. Que eles tenham consenso de sua vida à pessoa de Jesus Cristo nosso Salvador, que é o máximo da humanidade. Discípulo é amante da palavra de Deus. E essa palavra é terrivelmente exigente, pela minha vocação eu devo pregar todos os dias sem dizer: “Ah! Isto eu já sei falar”. Pois, se milhares de vezes eu me colocar diante da Palavra, ainda assim, ela será sempre nova. Seja solidário no amor e seja um fervoroso missionário. Discípulo de Cristo pratique a Confissão e participe da Eucaristia. Aprenda a lição do altar.

“Ardentemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer. Pois eu vos digo que não mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus.” (São Lucas 22,15-16)

A Eucaristia é resultado ardente de Jesus. Eucaristia forma discípulos quando descobrimos que preparamos bem as coisas da nossa fé. Se hoje as pessoas que estão aqui aprendessem só uma coisa eu ficaria feliz. Que ninguém faça esta pergunta: é obrigado ir a missa no domingo? Não é obrigado… É um prazer, é uma satisfação, é um privilégio! Discípulo é aquele que não se “arrasta” pelas coisas e sim as faz com amor.

O clima da última ceia era tenso, Jesus anuncia que um de seus discípulos ia traí-lo, por isso temos que levar em conta a fraqueza humana. Na ceia já tinha traição. São Lucas disse que com a primeira comunhão na boca eles estavam discutindo quem era o maior. O relacionamento que nasce da Eucaristia não pode ser baseado na traição. Discípulo não baseia sua vida na competição. A Eucaristia nos ensina a dar lugar a quem é menor.

Eucaristia ensina que cada um de nós deve viver de tal forma que um dia possamos dizer: “Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”. O mesmo ocorre entre nós, quando espalhamos a paz junto com os outros, quando de uma massa apática nós nos tornamos uma comunidade de irmãos. Eucaristia gera fraternidade.

Na nossa Igreja guardamos a Eucaristia como o bem mais precioso e aqui ela está formando discípulos. Celebrá-la é dar a devida importância a todas as pessoas, é levar em conta que dentro de uma comunidade existem pessoas sadias e enfermas. Deus não brinca conosco, Deus tem milhões de caminhos para salvar uma pessoa, mas o caminho da vida na Igreja passa por uma preparação e participação na Eucaristia. É nessa direção que caminhamos. Eucaristia ensina a ser discípulo; ensina a ser Igreja.

Resumo da pregação feita pelo cancaonova.com

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo