Congresso Eucarístico Nacional

Coral e orquestra enriquecem Missa de abertura do CEN 2010

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

Um coral de mil vozes, composto por fiéis das 122 paróquias de Brasília (DF), e a orquestra da Escola de Música da capital federal enriqueceram a Santa Missa de abertura do Congresso Eucarístico Nacional 2010, na noite desta quinta-feira (13), na Esplanada dos Ministérios..: Veja mais fotos no Flickr

A novidade foi organizada pela Comissão de Cultura e Educação do evento, coordenada pelo padre Ulisses Reis de Carvalho. O coral contou com vozes de leigos em música que ensaiaram durante dois meses para a participação no evento.

A Orquestra da Escola de Música de Brasília, composta por cerca de 30 vozes, cordas, madeiras, metais e percussão, apresentou duas pequenas peças na entrada dos bispos no altar-monumento: “Exultate” e “Jubilate”, de Vivaldi. As demais canções da celebração eucarística foram escolhidas pela equipe de Liturgia do congresso. A orquestra produziu um arranjo sinfônico para cada música.

Para Francisca Maciel, de 55 anos, que faz parte do coral de mil vozes, é uma realização pessoal participar deste momento importante para a Igreja de Brasília. “Estou muito feliz em poder contribuir com minha voz para este belo espetáculo que vai ajudar a abrilhantar ainda mais a abertura do evento”, explicou.

Francisca contou ainda que o fato do coral não possuir apenas pessoas profissionais o tornou especial. “Toda a comunidade de Brasília esteve empenhada para fazer o seu melhor. Gostei tanto do canto litúrgico que até fiz minha matrícula na Escola de Música de Brasília essa semana”, destacou a senhora, que teve fã clube da família para assistir a apresentação.

Sobre o CEN 2010

A 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional é o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese da capital do Brasil – comemorado no dia 21 de abril. A programação do congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais.

O evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do país. A entrada para a maioria das atividades é franca. Somente os Simpósios Teológico e de Bioética, que acontecem no Centro de Convenções, serão restritos a um número determinado de vagas, com taxa de inscrição e programação específica.

As grandes celebrações eucarísticas acontecerão na Esplanada dos Ministérios. Outros eventos, também abertos ao público, terão lugar no Parque de Exposições da cidade e no complexo Cultural da República. A coordenação do CEN 2010 espera um público de cerca de 300 mil fiéis durante os três dias de atividades.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo