CEN 2010

Bispo haitiano testemunha missão da Igreja no país após terremoto

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

O bispo da diocese de Le Cais, no Haiti, Dom Guire Ponlard, testemunhou aos padres brasileiros presentes na Jornada Sacerdotal, na manhã desta quinta-feira (13), sobre a missão dos religiosos haitianos na reconstrução da ilha caribenha. A estimativa oficial é de 230 mil mortos, vários feridos e construções destruídas em decorrência do terremoto que assolou o país, no último dia 12 de janeiro.

.: Veja mais fotos no Flickr

Dom Ponlard destacou que a grandeza do povo haitiano, acima de tudo, é a sua fé inabalável e a confiança em Deus, mesmo com as catástrofes naturais e a pobreza – o Haiti é considerado o país mais pobre da América Latina. “A Igreja que sempre tomou o caminho do homem, deixou descobrir no Haiti um Deus que está próximo e disponível. A Igreja tem mostrado ao povo como desfrutar do Pai para saber que Ele é bom”, explicou o prelado.

De acordo com o bispo, os religiosos do Haiti são exemplo de ardor missionário, de jornada de serviço sacerdotal incansável ao povo de Deus. “Após o terremoto, que matou milhares de haitianos, nós ficamos no meio da luta com as pessoas que estavam nas tendas. Inclusive, seminaristas, freiras e monges estão vivendo nas tendas hoje com os desabrigados. É neste difícil contexto que a Igreja do Haiti está prestes a desenhar a história de um futuro novo, com Deus, no chão do país”, destacou.

A presença da Igreja no Haiti começou com o início do encontro dos sul americanos com os europeus. Mas a igreja foi realmente implementada no país com a Concordata de 1860, assinado com a Santa Sé, o primeiro Estado no mundo a reconhecer a independência da ilha caribenha. “Hoje temos os nossos bispos, a nossa Conferência dos Religiosos, os nossos seminários maiores cheios de juventude, futuro de uma igreja que vive com a força e a vitalidade do Espírito, uma rede de rádio católica e uma universidade católica”, contou Dom Poulard.

Após o terremoto, a Igreja do Haiti foi visitada por muitos bispos e padres do mundo e da América Latina em particular. “Esta Igreja do Cristo tem o orgulho de contar com estes bispos e padres de uma generosidade ímpar, que fazem a sua alegria e a felicidade inabalável. Por minha humilde voz, os sacerdotes do Haiti, partilham com vocês, queridos irmãos sacerdotes no Brasil, a esperança que não decepciona”, agradeceu.

A fim de contribuir na reconstrução da Igreja no país, a Cáritas Brasileira e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) criaram a campanha humanitária ‘SOS Haiti’. Cerca de R$ 7 milhões foram arrecadados com a iniciativa para ajudar a ilha caribenha. A Jornada Sacerdotal antecedeu as atividades do Congresso Eucarístico Nacional 2010, que começa hoje às 19h, na Esplanda dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento contou com pregações de bispos e cardeais, testemunhos de padres e adoração eucarística.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo