Congresso Eucarístico Nacional

Abertura do CEN 2010 conta com a presença de 45 mil fiéis

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

Num coro de cerca de 45 mil pessoas, Brasília recebeu na noite desta quinta-feira (13), 300 bispos e mil padres para a abertura oficial da 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional. O início do evento, que acontece na capital federal até domingo (16), contou com o anúncio do jubileu e uma Santa Missa presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI ao congresso, cardeal Dom Cláudio Hummes.

.: Veja mais fotos no Flickr

A abertura começou ao som do hino oficial do CEN 2010, seguida de um minuto de silêncio pedindo a intercessão de São João Maria Vianney por todos os sacerdotes do Brasil. Na sequência, foi apresentado aos presentes a mensagem do Papa Bento XVI para o congresso eucarístico, feita após a oração mariana do Regina Coeli deste domingo (9). “Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”, pediu o Sumo Pontífice.

:: Leia a mensagem na íntegra

Logo após a mensagem, o arcebispo da capital federal, Dom João Braz de Aviz, e o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, lançaram o selo e carimbo da série ‘Brasília, sonho e realidade’.

Na homília, Dom Cláudio disse que o congresso será, em primeiro lugar, uma ação de graça solene e pública do povo brasileiro. “Poder sentar à mesa eucarística é a melhor oportunidade para renovar o nosso discipulado, como propõe esse congresso. Ora, sentar-se à mesa eucarística é estar em frente de Jesus e deixar-se por Ele transformar. ‘Eu sou a videira e vós os ramos’. Assim, os ramos vivem da vida do tronco”.

O cardeal lembrou ainda que ser um bom discípulo de Jesus leva os cristãos a serem bons missionários. “Mas para isso é preciso que sejamos muito unidos aos irmãos, porque, assim, Jesus Cristo unido ao Pai e nós unidos com Jesus e os irmãos, eis aí a unidade. Dessa unidade depende a credibilidade da Igreja. De fato, o sonho de Jesus Cristo é que a Igreja se constitua modelo de amor para toda a sociedade”.

:: Leia a homília

A noite terminou com a exposição de Jesus Eucarístico e a procissão da Esplanada até a Catedral Metropolitana  com o Santíssimo no papamóvel. Cerca de 150 autoridades estiveram presentes na celebração eucarística, dentre elas o vice-presidente da República, José Alencar e o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.

Imagem de Nossa Senhora e relíquias de Cura d’Ars

A abertura do evento contou com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda de Aparecida (SP), e das relíquias de São João Maria Vianney, o santo padroeiro dos padres. A imagem da padroeira do Brasil chegou na Esplanada dos Ministérios de helicóptero e foi até o altar-monumento no papamóvel usado na visita de João Paulo II a capital do Brasil. Quem acolheu a chegada da imagem, ao som da música “Viva a Mãe de Deus e nossa”, foi padre Darci Nicioli, reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, e Dom Raimundo Damasceno, arcebispo da cidade natal da Mãe do Brasil.

Surpresas da abertura

Um coral de mil vozes, composto por fiéis das 122 paróquias de Brasília (DF), e a orquestra da Escola de Música da capital federal enriqueceram a Santa Missa de abertura do CEN 2010. A novidade foi organizada pela Comissão de Cultura e Educação do evento, coordenada pelo padre Ulisses Reis de Carvalho. O coral contou com vozes de leigos em música que ensaiaram durante dois meses para a participação no evento.

A Orquestra da Escola de Música de Brasília, composta por cerca de 30 vozes, cordas, madeiras, metais e percussão, apresentou duas pequenas peças na entrada dos bispos no altar-monumento: “Exultate” e “Jubilate”, de Vivaldi. As demais canções da celebração eucarística foram escolhidas pela equipe de Liturgia do congresso. A orquestra produziu um arranjo sinfônico para cada música.

:: Coral e orquestra enriquecem Missa de abertura do CEN 2010

Altar-monumento

A Santa Missa aconteceu em um altar-monumento, um dos maiores já montados no Brasil. O projeto procura ser um elo visual entre a história de Brasília, evocando o altar da primeira celebração eucarística presidida na cidade, no dia 20 de abril de 1960, e o hoje da capital. Na sua forma invertida, se apresenta como uma grande tenda. No centro, a rampa que nasce do meio do povo, passando pelo altar, se ergue numa torre em forma circular.

Coordenado pela arquiteta Miriam Reichert, o projeto ainda conta com as cores de sangue-ferrugem, dourado e branco – logomarca oficial do Congresso Eucarístico. O altar tem 150 metros de largura e 23 metros de altura, além de uma rampa de acesso de 30 metros de comprimento. O local contará com a presença de cardeais, arcebispos e bispos que presidirão as Missas e, nas extensões laterais, acolherá mais de dois mil sacerdotes.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo