Reflexão

Confira as palavras do Papa Bento XVI sobre nulidades matrimoniais

Em agosto de 2005, Ratzinger disse que a questão dos matrimônios religiosos contraídos sem serem verdadeiros crentes deveria ser estudada

Da redação, com Vatican News

Papa Bento XVI /Foto: CNA

Era 25 de julho de 2005, e o novo Papa, Bento XVI, que até quatro meses antes era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, tinha se encontrado com o clero da diocese que o acolhia durante um curto período de férias em Val d’Aosta, noroeste da Itália. Um padre havia levantado a questão da comunhão aos fiéis divorciados e novamente casados.

O Papa Ratzinger havia respondido: “Todos sabemos que este é um problema particularmente doloroso para as pessoas que vivem em situações em que são excluídas da comunhão eucarística, e naturalmente para os padres que querem ajudar essas pessoas a amar a Igreja, a amar Cristo. Isso apresenta um problema”.

Sacramento celebrado sem fé

“Nenhum de nós – acrescentou Bento XVI – tem uma receita pronta, até porque as situações são sempre diferentes. Diria que particularmente dolorosa é a situação daqueles que foram casados na Igreja, mas não eram realmente crentes, e o fizeram por tradição, e depois, encontrando-se em um novo matrimônio inválido, convertem-se, encontram a fé e sentem-se excluídos do sacramento.”

Leia também
.: Papa pede empenho em agilizar processos de nulidade matrimonial
.: Papa orienta Tribunais eclesiásticos sobre validade matrimonial

A situação é realmente um grande sofrimento, indicou Ratzinger. Quando era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Pontífice convidou várias conferências episcopais e especialistas para estudar este problema. “Um sacramento celebrado sem fé”, nomeou.

“Se podemos realmente encontrar aí um momento de invalidez – comentou ainda o Papa – porque faltava ao sacramento uma dimensão fundamental, não ouso dizer. Eu pessoalmente pensava assim, mas pelas discussões que tivemos, entendi que o problema é muito difícil e que ainda deve ser aprofundado. Mas dada a situação de sofrimento dessas pessoas, precisa ser aprofundado”.

Novo documento

Dez anos após estas palavras, em 2015, foi publicado o Motu proprio do Papa Francisco “Mitis Iudex Dominus Iesus“. O documento reforma e agiliza o processo para casos de nulidade matrimonial. O objetivo é torná-lo mais acessível e menos oneroso. No cerne da reforma está o papel do bispo diocesano. A ele é pedido que crie um tribunal para responder mais facilmente aos pedidos dos fiéis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo