Recordação

Bento XVI envia mensagem pelos dez anos da visita a Romano Canavese

O Papa emérito Bento XVI enviou uma mensagem de agradecimento no 10º aniversário de sua visita à cidade Romano Canavese, na Itália

Da redação, com Vatican News

Passaram 10 anos da visita de Bento XVI a Romano Canavese, diocese de Ivrea, no norte da Itália. Era o dia 19 de julho de 2009 e, na terra natal do cardeal Tarcisio Bertone, o Papa emérito recitava a oração mariana do Angelus. Recordando aquele dia de festa, Bento XVI enviou uma mensagem ao pároco da cidade, padre Jacek Peleszyk.

Na mensagem o Papa emérito exorta a “mobilizar todas as energias positivas para dar segurança e esperança neste momento difícil do contexto social e cultural”. Confira mensagem:

“Recordo com prazer aquele dia de festa e agradeço mais uma vez pela alegre acolhida que recebi. O nome desta cidade recorda vínculos bimilenários de Canavese com Roma. A fé cristã marcou a longa história do seu município e a imponente igreja paroquial demonstra este fato. Meus auspícios é de que vocês continuem a se nutrir com os valores fundamentais que alimentaram seus concidadãos , assim como a mobilizar todas as energias positivas para dar segurança e esperança neste momento difícil do contexto social e cultural. Confio todos vocês com a oração à materna proteção de Maria e dos seus Santos Padroeiros, e abençoo de coração as famílias, os doentes e os idosos, as crianças e os jovens”.

Missa presidida pelo cardeal Bertone

Para recordar o evento foi realizada uma celebração eucarística presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado emérito na cidade. Na sua homilia, o cardeal definiu o Papa emérito um “modelo de oração”. Um homem de Deus, acrescentou, que passa seus dias em meditação e em oração fervorosa acompanhando assim o caminho da Igreja e do seu sucessor, Papa Francisco.

 

Bento XVI cidadão honorário de Romano Canavese

A ligação de Bento XVI com Romano Canavese é marcada por vínculos de afetos. O município italiano conferiu-lhe em 2010 a cidadania honorária. Na ocasião Bento XVI tinha recordado a “longa história de fé” da cidade: “O conferimento da cidadania honorária confirma a estima, a proximidade e o afeto que sentis em relação a mim; com este gesto, num certo sentido, quisestes acolher-me na grande família de Romano Canavese, mesmo se a minha presença nunca poderá ser física, mas certamente será cordial e fraterna. Sentir-me-ei de certa forma parte da vossa gloriosa história, que afunda as raízes no segundo século antes do nascimento de Cristo e teve momentos de particular relevo, sobretudo na alta Idade Média e no século XIX ”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo