Em Roma

Taizé encerra encontro europeu, marcando próxima etapa para 2014

Termina nesta quarta-feira, 2, o 35º Encontro Europeu da Comunidade de Taizé.

Durante quase uma semana, milhares de jovens provenientes de todo o continente europeu participaram em Roma de mais uma etapa da chamada “Peregrinação de confiança através da Terra”, iniciada pelo fundador, Irmão Roger, mais de trinta anos atrás.

O tema do encontro foi centralizado na vida interior e na solidariedade na família humana e se desenvolveu através de um programa intenso, constituído pela oração comum, pela partilha em pequenos grupos internacionais, por encontros de reflexão e por pequenas peregrinações nas pegadas dos primeiros cristãos. Pela manhã, os peregrinos se reuniam nas paróquias romanas, e à tarde, no centro da cidade.

O ápice do evento foi o encontro com o Papa Bento XVI na Praça São Pedro, no último sábado. Mais de quarenta mil pessoas, sobretudo jovens, participaram de um momento de oração comovente. Católicos, protestantes e ortodoxos deixaram transparecer, principalmente, a vivacidade do ecumenismo.

Bento XVI encorajou os jovens a serem “portadores da comunhão” e chamou-lhes “pequenas luzes” para a sociedade que merece “uma distribuição mais equitativa dos bens da terra” e “uma nova solidariedade humana”.

Desses milhares de participantes, mais de 700 eram oriundos de Portugal. O Programa Português da nossa emissora os contatou, vamos ouvir esse testemunho:

O Prior da Comunidade, Irmão Alois, anunciou que a próxima etapa da “Peregrinação de confiança através da Terra” será em 2014 na cidade de Estrasburgo, França, sede do Parlamento europeu, do Conselho da Europa e da Corte europeia dos Direitos Humanos.

Leia mais
.: "Sejam plenos de esperança", exorta Papa à Comunidade Taizé
.: "Taizè seria impensável sem o Concílio", diz o líder da comunidade

.: Comunidade ecumênica lança livro durante peregrinação em Roma

Comentários

comentários

↑ topo