Suíça

Suiços têm salário líquido mais alto do mundo

Trabalhadores em Zurique e Genebra, na Suíça, têm o salário líquido mais alto do mundo, mostra um estudo feito pelo grupo bancário UBS, enquanto aqueles em Mumbai, na Índia, têm o mais baixo.

Mas as cidades suíças também estão entre as cinco mais caras do mundo, de acordo com o versão de 2009 do estudo "Preços e Salários", feito pelo banco em todo o mundo.

"Com seus salários brutos extremamente altos e com impostos relativamente baixos, a Suíça é um país bastante amigável aos seus trabalhadores".

"Nenhuma outra cidade permite que eles levem para casa mais salário ao final do mês do que Zurique e Genebra."

O estudo, publicado a cada três anos, compara o salário e o poder aquisitivo dos trabalhadores em 73 cidades ao redor do mundo, destacando amplas discrepâncias entre os rendimentos de diferentes regiões, e inclusive dentro do mesmo país.

As maiores desigualdades foram encontradas na Ásia, informou o estudo: Tóquio está entre as cinco cidades mais caras do mundo, enquanto capitais de países em desenvolvimento como Malásia, Filipinas e Índia estão todas no pé da lista.

Oslo foi neste ano a cidade mais cara, com base em uma lista de 122 bens e serviços padronizados. Em seguida vêm Zurique, Copenhague, Genebra, Tóquio e Nova York.

Quando os preços de aluguel são considerados, Nova York sobe para o primeiro lugar.

Entre os lugares mais baratos para se viver estão Kuala Lumpur, na Malásia, Manila, em Filipinas, e Délhi e Mumbai, na Índia.

Mas a média dos trabalhadores em muitas dessas cidades, assim como em Jacarta e Nairóbi, recebe os menores salários do mundo, numa faixa entre 11 e 15 por cento do poder aquisitivo de um salário em Zurique.

"Um trabalhador de salário médio em Zurique e Nova York pode comprar um iPod nano da Apple após nove horas de trabalho. Do outro lado do espectro, trabalhadores em Mumbai precisam trabalhar 9 horas por dia durante 20 dias, quase o equivalente a um mês de salário", informou o estudo.

Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com 

Comentários

comentários

↑ topo