Bento XVI

Programação das missas presididas pelo Papa no Vaticano

Como manda a tradição, o Papa presidirá este ano à Missa do Galo e, no dia 25, dará a Benção "Urbi et Orbi". No último dia de 2007 presidirá à tradicional cerimônia de agradecimento a Deus, na Basílica de São Pedro.

Bento XVI presidirá à Missa do primeiro dia de 2008, por ocasião do Dia Mundial da Paz, e a outras duas cerimônias tradicionais do mês de Janeiro: a Solenidade da Epifania e a Festa do Batismo do Senhor, em que o Papa batiza algumas crianças.

Durante a transmissão das celebrações, poderá ser observada a imponente árvore de Natal do Vaticano, um abeto com mais de 30 metros de altura e 45 centímetros de diâmetro na base, decorado com 20 mil luzes. No cimo brilha uma estrela, símbolo da luz que envolve o mundo com o Nascimento de Cristo.

Na Praça de São Pedro não faltará um símbolo mais próximo da dimensão cristã do Natal, o presépio, este ano ambientado na casa de São José, em Nazaré. A inauguração acontece no dia 24 de Dezembro, com a presença de Bento XVI, permanecendo em exposição até 2 de Fevereiro.

O presépio na casa de José apresenta três ambientes: no centro, a cena do Nascimento; à esquerda, a oficina de carpintaria de São José; e à direita uma hospedaria, símbolo de vida coletiva e da contraposição entre valores materiais e valores espirituais.

As figuras, em tamanho natural, são as do presépio da Igreja de Sant'Andrea della Valle, criadas por São Vincenzo Pallotti em 1842. Como em 2006, também este ano a província de Trento contribuiu com várias personagens esculpidas em madeira, bem como objetos de uso doméstico que completarão as cenas do presépio.

Haverá este ano quatro anjos de estilo barroco mexicano. Do mesmo país serão as decorações da árvore colocada na Praça do Vaticano e da sala de audiências Paulo VI, sendo a primeira vez que esta tarefa é concedida a uma nação latino-americana.

Celebrações presididas pelo Papa

Dezembro de 2007
Dia 24, Domingo
Solenidade do Natal do Senhor
Basílica Vaticana, Meia-Noite
Missa da Noite de Natal

Dia 25, segunda-feira
Solenidade do Natal do Senhor
Praça central da Basilica Vaticana, 12h00 (hora local)
Missa e Mensagem de Natal do Papa
Benção "Urbi et Orbi"

Dia 31, Domingo
Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus
Basílica Vaticana, 18h00 (hora local)
I Vésperas em agradecimento pelo ano que termina
"Te Deum"

Janeiro de 2008
Dia 1, segunda-feira

XL Dia Mundial da Paz: "A família humana, comunidade de paz"
Basílica de São Pedro, 10h00 (hora local)
Celebração da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus

Dia 6, Sábado
Epifania do Senhor
Basílica vaticana, 10h00 (hora local)
Missa presidida por Bento XVI

Dia 13, Domingo
Festa do Batismo do Senhor
Capela Sixtina, 10h00 (hora local)
Missa e administração do Sacramento do Batismo a algumas crianças

Comentários

comentários

↑ topo