"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Papa aos jovens cubanos: tenham esperança, sejam pontes!

Videomensagem foi gravada pelo Papa aos jovens cubanos que não puderam estar na JMJ

Da redação, com Rádio Vaticano

O Santo Padre enviou uma vídeo-mensagem aos jovens de Cuba, que não puderam participar da JMJ em Cracóvia. Os jovens haviam escrito uma carta expressando sua participação espiritual no encontro da juventude na Polônia.

No vídeo, O Santo Padre falou da sua união com os jovens, reunidos em Havana, fazendo votos de que estes dias possam ser para todos uma ocasião especial para promover a “cultura do encontro, do respeito, da compreensão e do perdão recíproco”.

O Papa sugeriu, aos jovens cubanos, viver a experiência da escuta atenciosa do Evangelho para, depois, torná-lo vivo em suas vidas pessoais, nas famílias e entre seus amigos. E os exortou a deixar-se transformar pelas suas palavras, que são concretas, são vida e não um sonho.

Não podemos amar a Deus se não amarmos os nossos irmãos, afirmou Francisco. Devemos amá-los com misericórdia, proximidade e ternura, sobretudo os sofrem e precisam de ajuda. O amor é construtivo. Por isso, os exortou a serem “Testemunhas da Misericórdia”, portadores de esperança, sem perder a capacidade de sonhar:

“Jovens cubanos, abram-se às coisas nobres! Não tenham medo! Não sejam enjoados! Saibam que o mundo, com vocês, pode ser diferente! Saibam que Cuba, com vocês, pode ser diferente e cada vez melhor! Não se rendam! É preciso abrir o coração e a mente à esperança. Com esta esperança vocês não serão estéreis, mas animarão os outros, serão Pátria, serão Igreja, realizarão coisas grandes!”

O Papa insistiu para que todos se unam na “amizade social”, porque todos têm algo em comum: o desejo de sonhar, construir pontes, trabalhar juntos. Podemos construir pontes com a palavra, com o desejo, com o coração, dando-se as mãos.

O Santo Padre concluiu sua vídeo-mensagem, com a seguinte exortação:

“Jovens, reunidos em Havana, mas com o coração em Cracóvia: não se isolem! Caminhem juntos! Construam pontes sempre com a mão estendida. Neste caminho, a Virgem Maria da Caridade os encoraja. Ela, há 400 anos, acompanha a fé, a esperança e o encontro entre todos os cubanos. Deposito em seus pés tudo o que seu Filho lhes dará de bom nestes dias”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo