Encontro no Vaticano

Evangelização não é privilégio, mas compromisso da fé, afirma Papa

"Ser evangelizadores não é um privilégio, mas um compromisso que provém da fé. […] Comuniqueis a todos a alegria da fé com o entusiasmo que provém do serem movidos pelo Espírito Santo", afirmou o Papa Bento XVI durante audiência com os participantes do histórico Encontro "Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se difunde", promovido pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. O encontro com o Pontífice aconteceu na Sala Paulo VI, na tarde deste sábado, 15.

Representantes de mais de 115 realidade eclesiais e de 33 Conferência Episcopais do Ocidente estão presentes para partilhar experiência de nova evangelização.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI


Sobre o tema do encontro, o Papa recordou que o evangelista Lucas usa esta fórmula nos Atos dos Apóstolos em várias circunstâncias: "a Palavra de Deus crescia e se difundia" (cf. At 6,7; 12,24). No entanto, a jornada no Vaticano alterou o tempo dos dois verbos, para destacar um aspecto importante da fé: a certeza consciente de que a Palavra de Deus é sempre viva.

O homem contemporâneo está muitas vezes confuso e não consegue encontrar respostas para muitas perguntas que agitam sua mente, em referência ao sentido da vida e às questões que surgem nas profundezas do seu coração.

Novos evangelizadores para o mundo

"No entanto, podemos ainda afirmar com certeza, como no início do Cristianismo, que a Palavra de Deus continua a crescer e a se difundir. Por quê? Gostaria de mencionar pelo menos três razões", disse um convicto Bento XVI:

1 – "O poder da Palavra não depende principalmente de nossa ação, dos nossos meios, do nosso 'fazer', mas de Deus. Devemos sempre acreditar no humilde poder da Palavra de Deus e deixar que Deus aja!";
2 – "A semente da Palavra, como narra a Parábola evangélica do Semeador, ainda cai em terra boa que a recebe e produz frutos (cf. Mt 13,3-9). No mundo, mesmo se o mal faça mais barulho, continua a existir a terra boa";
3 – "O anúncio do Evangelho verdadeiramente chegou até os confins do mundo".

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é instrumento precioso para identificar as grandes questões que se agitam nos diversos setores da sociedade e da cultura contemporânea. "Ele é chamado a oferecer um auxílio particular à Igreja na sua missão, sobretudo no interior daqueles países de antiga tradição cristã que parecem tornados indiferentes, se não às vezes hostis à Palavra de Deus", explicou o Santo Padre.

O Bispo de Roma também indicou de forma contundente:

"O mundo de hoje precisa de pessoas que anunciem e testemunhem que é Cristo a ensinar-nos a arte de viver, a estrada da verdadeira felicidade, porque é Ele mesmo a estrada da vida; pessoas que tenham antes de tudo elas mesmas o olhar fixo em Jesus. […] O mundo de hoje precisa de pessoas que falem com Deus, para poderem falar de Deus. […] Somente através de homens e mulheres plasmados pela presença de Deus a Palavra de Deus continuará o seu caminho no mundo, produzindo frutos".

Leia mais
.: Canção Nova partipa de encontro sobre Nova Evangelização
.: Evangelização deve ter nova linguagem
.: "Um novo anúncio para a fé de sempre", diz Fisichella

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo