De Aparecida a Praga

República Tcheca recebe a imagem de Nossa Senhora Aparecida

A devoção brasileira está sendo literalmente exportada. Uma cópia da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi
entronizada hoje, 17, no Santuário do Menino Jesus de Praga na República Tcheca. Este Santuário na Europa central figura entre os mais visitados do mundo.

Duas devoções se unem na República Tcheca. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou hoje ao Santuário do Menino Jesus de Praga, trazida em procissão solene pelo Arcebispo Dom Raymundo Damasceno de Assis e o Primaz do país Cardeal Miloslav Vlk.

Ao introduzir a Cerimônia o Embaixador brasileiro junto ao governo Tcheco Affondo Massot falou sobre a iniciativa de unir as duas devoções e explicou que "o número de brasileiros e latino-americanos que visitam Praga é muito grande, então pensei ser interessante juntar as duas devoções, pois Nossa Senhora Aparecida é o Icone da devoção do povo brasileiro".

Prestigiaram a cerimônia a primeira dama Tcheca Livia Klausov, o primeiro ministro Mirek Topolanek entre outras autoridades
brasileiras. Ao som da "Ave Maria de Shubert" a imagem foi entronizada ao lado do altar do Menino Jesus, e permanecerá ali em sinal da ligação entre os dois países.

O Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, destacou que "agora os brasileiros que vem a Praga poderão encontrar a Mãe Aparecida ao lado de uma outra grande devoção popular como é o Menino Jesus de Praga, e diante da imagem da virgem poderão rezar pelo povo brasileiro e também por este pais".

O presidente Lula enviou uma breve mensagem, expressando sua alegria pelo evento: "gostaria de estar pessoalmente nesta cerimônia", escreveu o presidente.

Bento XVI através de uma mensagem expressou sua proximidade espiritual a cerimônia. Recordando a sua recente viagem ao Brasil, comentou a devoção do povo brasileiro à Nossa Senhora Aparecida. O Pontífice enviou sua Benção Apostólica a todo o povo Tcheco por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

O Cardeal Miloslav Vlk, primaz da República Tcheca, falou de sua alegria por receber a imagem, recordando que a República
Tcheca não possui uma forte história religiosa, ainda mais que os 40 anos de Comunismo a fez desaparecer quase por completo. "O Brasil é a maior nação católica, forte em sua expressão de fé, portanto representa para nós um convite a nos apoiarmos aos valores cristaos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo