Economia

O que é taxa Selic e qual sua influência na vida dos brasileiros?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central definiu, nesta quarta-feira, o novo valor da taxa Selic, que passou de 12,25 para 13%. A decisão surpreendeu alguns especialistas. Mas, na prática, qual a influência desse aumento na vida dos brasileiros?

Assista a reportagem:


A taxa Selic é a média de juros que o Governo Brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta os bancos preferem emprestar ao Governo porque ele paga bem. Quando a Selic cai, os bancos preferem emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior.

Assim, quanto maior a Selic mais caro fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores. A Selic é importante para a política econômica, porque o Governo usa essa taxa como instrumento para controlar a inflação.

Se a Selic é alta, há menos dinheiro circulando e menos procura por produtos e serviços a venda. Se a demanda é menor, os preços caem. Alguns economistas dizem que a elevação da taxa básica de juros foi necessária.

É a taxa Selic que dá a medida das outras taxas usadas no País. E se ela aumentou, o momento pede prudência. A dica é evitar fazer contas parceladas e ter cautela na hora de usar o cartão de crédito.

Comentários

comentários

↑ topo