Bispo de Guarulhos

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Joaquim Justino Carreira

A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento do bispo de Guarulhos (SP), Dom Joaquim Justino Carreira, ocorrido às 23h45 do domingo, 1º de setembro de 2013. Dom Joaquim passava por tratamento de câncer no fígado. O corpo será velado a partir das 14h desta segunda-feira (2), na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Guarulhos.

O sepultamento será nesta terça-feira,3, às 17h na mesma Catedral.

Leia nota na íntegra:

Nota de condolências pelo falecimento de Dom Joaquim Justino Carreira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe, com pesar, a notícia do falecimento do bispo de Guarulhos (SP), Dom Joaquim Justino Carreira, ocorrido na noite deste domingo, 1º de setembro.

Nascido no ano de 1950 em Santa Catarina de Serra, em Portugal, sua família emigrou para o Brasil quando Dom Joaquim ainda era criança. Na cidade de Jundiaí (SP), viveu sua infância e iniciou sua caminhada na comunidade cristã. Foi ordenado presbítero em 1977.

Durante seu ministério presbiteral, Dom Joaquim atuou em diversas paróquias da diocese de Jundiaí, e também como reitor do seminário diocesano. Destacou-se na direção espiritual de diversas pastorais sociais, como o Movimento de Valorização Humana em São Paulo, a Pastoral da Mulher Marginalizada e a Pastoral dos Moradores de Rua. Neste período, também concluiu o mestrado em Matrimônio e Família, pela Universidade Lateranense de Roma.

Em 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo papa João Paulo II, tornando-se responsável pela Região Episcopal Santana. Em nossa Conferência, desde 2011 era membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família. O Papa Bento XVI nomeou Dom Joaquim, no final de 2011, para a diocese de Guarulhos.

Seu lema episcopal, “A paz esteja convosco” (Jo 20,21), revela o carisma com que realizou o seu serviço à Igreja. Desde o final de 2012, este nosso irmão realizava o tratamento contra um câncer no fígado, contando com as orações e a colaboração do clero e dos fiéis da diocese para a continuidade das atividades pastorais. Neste momento, estamos unidos aos familiares de Dom Joaquim Justino, ao clero e aos fiéis da Diocese de Guarulhos na ação de graças a Deus, e na experiência de fé nas promessas do Ressuscitado.

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Comentários

comentários

↑ topo