Povo nas ruas

Venezuelanos vão às ruas protestar contra Nicolás Maduro

Dezenas de indígenas caminharam centenas de quilômetros a partir do Estado do Amazonas para as manifestações

Da redação, com Reuters

Com gritos de “esse governo vai cair”, apoiadores da oposição venezuelana chegaram a Caracas nesta quinta-feira, 1º, para participar de manifestações com o objetivo de pressionar por um referendo revogatório ainda neste ano contra o impopular presidente socialista Nicolás Maduro.

Protesto na Venezuela, contra o governo de Nicolás Maduro, reúne milhares na Venezuela / Foto: Twitter

Protesto na Venezuela, contra o governo de Nicolás Maduro, reúne milhares na Venezuela / Foto: Twitter

Contando com manifestantes vindos desde a floresta Amazônica até os Andes do oeste, a coalizão opositora espera que um milhão de pessoas se reúnam para expressar sua revolta com Maduro e a crise econômica profunda da Venezuela.

Leia também:
.: Venezuela: bispos apoiam manifestação contra o governo Maduro

Maduro, de 53 anos, diz que a “Tomada de Caracas”, como foi apelidada por seus opositores, disfarça um plano de golpe de Estado fomentado pelos Estados Unidos semelhante à tentativa de deposição de seu mentor e antecessor Hugo Chávez, em 2002, que não prosperou.

“Temos que sair e lutar por uma Venezuela livre! Não podemos mais aguentar isso”, disse Elizabeth De Baron, secretária de 69 anos que partiu da cidade de Guarenas antes do amanhecer e dirigiu cerca de 40 quilômetros até Caracas.

Dezenas de indígenas caminharam centenas de quilômetros a partir do Estado do Amazonas para as manifestações.

Prometendo lealdade ao legado de Chávez e classificando a oposição como uma elite abastada determinada a controlar o petróleo venezuelano, apoiadores do governo vestidos de vermelho se preparavam para realizar suas próprias passeatas em reação.

“Jamais desistirei!”, disse Maduro nesta semana.

O índice de aprovação do líder caiu pela metade e chegou a menos de 25 por cento diante de um quadro de preço declinante do petróleo e uma economia predominantemente estatal claudicante que vem causando tumulto no país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo