Cardeal Peter Turkson

Vaticano vê com preocupação medidas ambientais de Trump

Cardeal Turkson diz medidas do Governo Donald Trump sobre imigração e mudanças climáticas são “preocupantes”

Da redação, com Ansa

Cardeal Peter Turkson / Foto: L’Osservatore Romano

O cardeal Peter Turkson, disse que as políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à imigração e às mudanças climáticas são “preocupantes” e que o Vaticano “espera que sejam revisadas”.

“Há pessoas na sociedade americana que não estão de acordo. Embora não podemos dizer que isso reflita na Igreja Católica, para nós é um sinal. E esperamos que, através de meios políticos, de parcerias lado a lado, o próprio Trump comece a repensar um pouco algumas de suas decisões”, comentou Dom Turkson, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

O cardeal também considerou que existe nos EUA uma “sensação” de que Trump está cumprindo as promessas de campanha, mas espera que o presidente perceba a “dissonância entre a realidade das coisas e as promessas de campanha”. De acordo com Dom Turkson, a Santa Sé espera que a Igreja Católica dos Estados Unidos seja capaz de influenciar tais mudanças de posição de Trump.

A imigração e defesa do meio ambiente são constantemente alvo de reflexões do Papa Francisco. Frequentemente, o Santo Padre faz apelos para que os países sejam cada vez mais receptivos e promovam a integração dos imigrantes. Segundo ele, a crise migratória atual é o maior problema social já enfrentado desde a Segunda Guerra Mundial. Além disso, Francisco dedicou uma encíclica inteira para o tema do meio ambiente. 

Na “Laudato Sí”, o Papa criticou a forma de exploração da natureza para a geração de lucros e ganhos de capital, e pediu o fim do consumismo e da degradação ambiental. Trump, por sua vez, fez várias promessas de campanha contra imigração e declarações desprezando acordos ambientais já firmados. Uma de suas primeiras ordens como presidente foi barrar a entrada de refugiados e ordenar a construção de um muro na fronteira com o México.

Nesta semana, o magnata republicano também revogou quase todas as medidas adotadas por seu antecessor, Barack Obama, para evitar a emissão de gases poluentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo