Inclusão social

Vaticano apoia projeto "escolas instantâneas" para a África

O Papa disse que o projeto se insere no conjunto de iniciativas públicas e privadas que procuram promover um mundo mais inclusivo

Da redação, com Agência Ecclesia

escolas-instantâneas

Foto: Agência Ecclesia

O Papa recebeu, nesta quarta-feira, 5, no Vaticano os dirigentes da ‘Fundação Vodafone’ e manifestou-lhes o seu apoio ao projeto de “escolas instantâneas” para África.

Francisco elogiou a “interessante iniciativa” que visa permitir que jovens africanos, parte deles em campos de refugiados, tenham acesso online a “importantes recursos educativos”.

“Um desejo: que entre os recursos oferecidos aos jovens, possa estar o acesso informático aos textos sagrados das várias religiões em várias línguas. Isso seria um belo sinal de atenção à dimensão religiosa, tão radicada aos povos africanos, e de encorajamento ao diálogo inter-religioso”, explicou, num discurso divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Papa disse que o projeto se insere no conjunto de iniciativas públicas e privadas que procuram promover um mundo mais inclusivo, mais solidário, oferecendo oportunidades de desenvolvimento a pessoas e grupos sociais em risco de exclusão.

“Manifesto o meu apreço por tal iniciativa; permitam-me sugerir que, ao concretizá-la, se tenha o cuidado de oferecer aos jovens algumas noções de método, para que aprendam não só a usar os instrumentos mas também a usá-los como instrumentos”, acrescentou.

Francisco mostrou a sua satisfação por poder falar de um projeto “construtivo” num momento em que “caem bombas sobre pessoas inocentes, crianças, doenças, cidades inteiras”.

A iniciativa “Instant Schools For Africa” tem início neste e tem como objetivo proporcionar acesso gratuito a materiais didáticos digitais a milhões de jovens na República Democrática do Congo, Gana, Quénia, Lesoto, Moçambique e Tanzânia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo