Meditações da quaresma

Última pregação da Quaresma é dedicada ao tema da salvação

Frei Raniero dedicou a última pregação da Quaresma para refletir sobre como ortodoxos e o mundo latino compreenderam o conteúdo da salvação cristã

Rádio Vaticano

O Papa Francisco participou na manhã desta sexta-feira, 27, da última pregação da Quaresma, feita pelo Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa.

A fé comum do Oriente e do Ocidente guiaram as meditações precedentes, e esta última foi dedicada ao problema da salvação, ou seja, de como ortodoxos e mundo latino compreenderam o conteúdo da salvação cristã.

Para Cantalamessa, este é o campo em que é mais necessário para os latinos dirigirem seu olhar, para o Oriente, “a fim de enriquecer e, em parte, corrigir o nosso modo difuso de conceber a redenção operada por Cristo”.

O Frei Raniero apresentou o modo diferente de entender a salvação entre Oriente e Ocidente, que tem origem na compreensão do pecado original e, portanto, no efeito primário do batismo.

Leia mais
.: Caridade é o caminho mais excelente, diz Cantalamessa
.: Caminho para paz é destruir inimizade, não inimigo, diz Cantalamessa

Ele diz que os orientais nunca entenderam o pecado original no sentido de uma verdadeira culpa hereditária, mas como a transmissão de uma natureza ferida e propensa ao pecado, como uma perda progressiva da imagem de Deus no homem, não só devida ao pecado de Adão, mas ao de todas as gerações sucessivas.

“Não podemos deixar de lhes agradecer por terem cultivado e tenazmente defendido ao longo dos séculos um ideal de vida cristã bonito e edificante, do qual toda a cristandade se beneficiou, inclusive por meio do silencioso instrumento do ícone”, disse.

Cantalamessa observou ainda que, ao longo das pregações, eles desenvolveram as reflexões sobre a fé comum do Oriente e do Ocidente tendo à frente a imagem da Jerusalém celeste.

“Temos à frente, na capela, a imagem da Jerusalém celeste com os santos ortodoxos e católicos reunidos em grupos mistos, de três em três. Peçamos a eles a ajuda para realizar, na Igreja aqui da terra, a mesma comunhão fraterna de amor que eles vivem na Jerusalém celeste”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo