Cidade Eterna

UE se prepara para comemorar 60 anos do Tratado de Roma

Roma já reforçou o esquema de segurança com mais de 3 mil profissionais, entre policiais e militares do Exército e franco-atiradores nas ruas da cidade

Da redação, com Agência Brasil

Os líderes dos 27 países-membro da União Europeia (UE) começaram a Roma nesta sexta-feira, 24, para a comemoração, neste sábado, 25, dos 60 anos do Tratado de Roma, que deu origem à integração do continente. Muitas ruas da capital italiana estão fechadas e com o trânsito aéreo proibido.

Em 25 de Março de 1957, foram assinados dois tratados – o Tratado que institui a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e o Tratado que institui a Comunidade Europeia da Energia Atômica (CEEA ou EURATOM) / Foto: www.europarl.europa.eu

Mais de 3 mil profissionais, entre policiais e militares do Exército e franco-atiradores estão nas ruas da cidade, segundo a agência de notícias argentina Télam. Todas as ruas até 300 metros de distância da Basílica de São Pedro, no Vaticano, foram fechadas hoje de manhã, por uma ameaça de bomba, que já foi descartada.

Ações preventivas

As medidas de segurança para as próximas 48 horas, segundo o ministro do Interior italiano, Marco Minniti, incluem a proibição da circulação de caminhões e outros veículos pesados pelo centro de Roma, para evitar ataques como o que aconteceu nas cidade francesa de Nice em julho do ano passado.

Como prevenção, foram feitos diversos diques de cimento que dificultam a circulação por avenidas. “A proteção das autoridades, a tranquilidade dos cidadãos e a manifestação pacífica dos dissidentes” são as metas do Ministério do Interior com as ações de segurança.

Em algumas áreas do centro histórico, até o trânsito de pedestres foi proibido, para permitir que os franco-atiradores acompanhem os chefes de Estado pelas vielas que rodeiam o local da comemoração.

Cerimônia e protestos

Os líderes europeus começarão a chegar ao Capitólio, sede da prefeitura onde os tratados foram assinados há 60 anos, às 9h locais. Às 11h20 locais, será assinada a Declaração de Roma, uma espécie de”refundação” do bloco regional.

Seis manifestações pretendem reunir 20 mil pessoas de diversas tendências políticas. A primeira concentração será do grupo direitista Irmãos da Itália e a última, do Partido Comunista. A manifestação com mais repercussão, por enquanto, é a do movimento Eurostop (em português, Parem a Europa”), que é contra a União Europeia.

Como parte da maior mobilização de segurança desde a morte do Papa João Paulo II, em 2005, o Coliseu, uma das principais atrações turísticas de Roma, fica fechado de hoje até domingo, 26, de manhã. Neste sábado, 25, três estações do metrô no centro da cidade deixarão de funcionar.

Esta será a primeira cúpula da União Europeia sem a participação do Reino Unido, que na próxima quarta-feira, 29, deixa oficialmente o bloco, na saída conhecida como Brexit.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo