Iniciativa

TV ecumênica turca transmitirá canonização dos Papas

Os cristãos da Turquia celebram a canonização dos Papas, especialmente de João XXIII que atuou por dez anos no país

Da redação, com Rádio Vaticano

A Igreja na Turquia preparou uma série de iniciativas e eventos para a canonização de João XXIII. Angelo Roncalli atuou, por quase dez anos, em território turco como Delegado Apostólico, de 1935 a 1944.

A Missa de canonização de João Paulo II e João XXIII será transmitida ao vivo, com tradução simultânea em turco, na igreja de Santo Antônio, perto da Praça Taksim, na capital turca. A cerimônia terá transmissão em rede nacional, pela televisão ecumênica turca, com a qual colaboram cristãos de diversas confissões religiosas.

A série de iniciativas terminará, na noite de domingo, 27, dia da canonização, com um concerto do coral da Universidade estatal de Bósforo, na catedral católico-latina do Espírito Santo, em Istambul. No entanto, outras iniciativas, inspiradas na figura do novo santo João XXIII, continuarão durante todo o ano de 2014, como exposições fotográficas, conferências e simpósios de altos expoentes da cultura e personalidades acadêmicas, religiosas e políticas.

Os eventos se concluirão dia 16 de novembro, na Catedral do Espírito Santo, na presença de Patriarcas e líderes de comunidades cristãos da Turquia. Entre os principais convidados estará o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo