Cardeais conselheiros

Termina novo ciclo de reunião do Papa com C9 sobre reforma da Cúria

Relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana foi um dos assuntos em pauta na reunião com os cardeais conselheiros

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, comentou nesta quarta-feira, 26, como foram as reuniões do Papa Francisco com o grupo de cardeais que o auxiliam na Reforma da Cúria Romana, o chamado C9. O ciclo de reuniões começou na segunda-feira, 24, e termina hoje.

Nesta manhã o Papa esteve ausente devido à catequese. Foram discutidos vários assuntos sobre os organismos da Cúria, em especial sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Os cardeais estudaram textos referentes a alguns órgãos para propor ao Santo Padre: o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e três tribunais – a Penitenciaria Apostólica, o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

Também estiveram em pauta nas reuniões desta semana a seleção e formação do pessoal a serviço da Santa Sé, leigos e clérigos. Participaram oficiais e superiores da Secretaria de Estado, do Conselho para a Economia e do Escritório de Trabalho da Sé Apostólica.

Outro tema importante abordado pelo Conselho de Cardeais foi a relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana.

O Cardeal George Pell deu uma atualização sobre o trabalho da Secretaria para a Economia, por ele presidida, com especial atenção ao monitoramento do orçamento do ano em curso.

O Cardeal Sean O’Malley atualizou os demais cardeais sobre o trabalho da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, com particular atenção aos programas de educação globais, a última reunião plenária e as visitas aos diversos organismos.

O próximo ciclo de reuniões do C9 com o Papa será de 12 a 14 de junho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo