No próximo ano na Colômbia

Simpósio discutirá sobre a fé católica na cultura indígena

Avaliar, discernir e refletir sobre quais aspectos da cultura indígena podem ser incorporadas à prática litúrgica católica. É este o objetivo do V Simpósio sobre a Teologia Indígena, que acontecerá em maio do próximo ano em Bogotá, na Colômbia. O evento é promovido pela Conferência Episcopal Latinoamericana e do Caribe, o CELAM.

O responsável pela pastoral indígena da Conferência Episcopal Mexicana, Dom Felipe Arizmendi Esquivel, está cuidando dos preparativos para o encontro que reunirá especialistas de toda a América Latina. "A finalidade é de aprofundar os conteúdos doutrinais dessa teologia, para poder esclarecer melhor vários aspectos, à luz da Palavra de Deus", informa o bispo.

"A nós bispos, preocupa o fato que alguns desprezam e demonizam as culturas indígenas, sem conhecê-las bem; querem até mesmo que tudo aquilo que diz respeito ao mundo indígena desapareça da história social e eclesial", alerta Dom Esquivel.

O Bispo mexicano destaca que busca-se tratar com discernimento as crenças, os ritos e os mitos indígenas, reconhecendo no entanto “a necessidade da Igreja Católica de ser mais presente nas várias culturas, indígenas, mestiças e pós-modernas, como expressão de uma nova evangelização, e a constante urgência de assistir aos povos indígenas".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo