Ao público infantil

Santuário de Fátima dinamiza programa dedicado às crianças

Iniciativa adapta a evangelização ao universo infantil, fazendo com que as crianças tenham um contato dinâmico com a Palavra de Deus

Agência Ecclesia

O Santuário de Fátima criou um programa adaptado para as crianças, com momentos de oração, formação e convívio, para que elas participem no programa oficial do primeiro sábado de cada mês, ao longo do ano.

“Através de dinâmicas diversas, que procuram uma linguagem clara e objetiva, elas são levadas a descobrir Jesus na Palavra, nos sacramentos e desafiadas a percorrerem os mesmos caminhos que os pastorinhos percorreram pelas mãos de Nossa Senhora, transformando pequenos gestos cotidianos em grandes sinais do amor de Deus”, explicou a mestra de noviças da congregação da Aliança de Santa Maria, irmã Marta Mendes, que dinamiza a atividade.

Segundo irmã Marta, os primeiros sábados, de forma simples e tranquila, abrem aos pequenos a vivência evangélica e sacramental no concreto das suas vidas. O programa criado para as crianças começa ao mesmo tempo que o programa geral de celebração de sábado, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, a partir das 14h (hora local).

Uma hora depois, as crianças reúnem-se na porta principal da Basílica da Santíssima Trindade e são convidadas a assistir a uma breve catequese sobre a mensagem de Fátima, numa das salas anexas à basílica. Segundo irmã Marta Mendes, a mensagem de Fátima é de alegria e simplicidade, capaz de cativar a ingenuidade que caracteriza o coração das crianças.

Depois da catequese, seguem-se 15 minutos de meditação sobre um dos vinte mistérios do Rosário, com recurso a diversas dinâmicas que possibilitem às crianças a interação com a Palavra de Deus e um compromisso que as leve a concretizar na sua vida aquilo que abordaram acerca da vida de Jesus.

O programa inclui ainda um momento para o sacramento da Reconciliação e depois as crianças são convidadas para um pequeno lanche, concluindo, assim, o encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo