Diplomacia

Santa Sé divulga dados sobre relações diplomáticas

Nota divulgada hoje sobre relações diplomáticas da Santa Sé é por ocasião do encontro do Papa com o corpo diplomático

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Santa Sé mantém relações diplomáticas com 180 países, segundo nota informativa publicada nesta segunda-feira, 11, pelo boletim institucional. A informação foi divulgada por ocasião do encontro do Papa Francisco com o corpo diplomático realizado hoje no Vaticano.

Aos 180 estados, somam-se a União Europeia e a Ordem Militar de Malta, bem como a Missão Permanente do Estado da Palestina. No que diz respeito às organizações internacionais, em 4 de junho de 2015 a Santa Sé se tornou Observadora junto à Comunidade do Caribe (Caricom).

As chancelarias de embaixada com sede em Roma, inclusive as da União Europeia e da Ordem Militar de Malta, são 86, somando-se a elas ao longo de 2015 as embaixadas de Belize, Burkina Faso e Guiné Equatorial. Têm sede em Roma também a Missão do Estado da Palestina e os escritórios da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado nas Nações Unidas para os refugiados.

Em 2015, a Santa Sé firmou quatro acordos: 1º de abril, a Convenção com o Governo da Itália em matéria fiscal; 10 de junho, acordo com os Estados Unidos para favorecer a observância em nível internacional das obrigações fiscais e executar o Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA); 26 de junho, o acordo com o Estado da Palestina; e em 14 de agosto, o acordo com a República Democrática do Timor-Leste sobre o estatuto jurídico da Igreja católica.

A nota recorda ainda que em 22 de junho de 2015 foi ratificado o Acordo entre Santa Sé e a República do Chade sobre o estatuto jurídico da Igreja católica, que tinha sido firmado em 6 de novembro de 2013.

Em 10 de setembro, foi assinado um memorando de entendimento entre a Secretaria de Estado e o Ministério dos Negócios Exteriores do Kuwait sobre a condução das consultas bilaterais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo