Relações internacionais

Santa Sé agradece governo do Vietnã por apoiar a Igreja no país

Reunião de Grupo de trabalho, no Vaticano, troca pontos de vista sobre as relações entre Vietnã e Santa Sé

Da redação, com Rádio Vaticano

Terminou nesta quarta-feira, 26, o 6º Encontro do Grupo de trabalho conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé, iniciado na segunda-feira, 24. A reunião foi presidida pelo Vice-Ministro Permanente dos Assuntos Exteriores e Chefe da Delegação vietnamita, Bui Thanh Son e pelo sub-secretário para as Relações com os Estados e Chefe da Delegação da Santa Sé, Dom Antoine Camilleri,

Basicamente, a reunião foi uma troca de pontos de vista sobre as relações entre Vietnã e  Santa Sé, incluindo as questões relativas sobre a Igreja Católica no país.

A parte vietnamita reiterou quer a constante e concreta melhoria no plano legislativo e político no que tange à promoção e à proteção da liberdade de crença e de religião dos cidadãos. Além disso, quer o encorajamento e a contínua facilitação do ativo empenho da Igreja Católica na causa nacional do desenvolvimento socioeconômico.

A Santa Sé, por sua vez, ao reafirmar a liberdade da Igreja de levar em frente a sua missão pelo bem de toda sociedade, manifestou o seu apreço ao Governo vietnamita pela atenção dada às necessidades da Igreja Católica. Como exemplo disso, o recente apoio com a inauguração do Instituto Católico do Vietnã, e a assistência na organização de cerimônias e eventos eclesiais importantes.

As duas partes concordaram que a Igreja Católica no Vietnã continuará a ser inspirada pelo Magistério da Igreja no que tange à prática do “viver o Evangelho dentro da Nação” e de ser, ao mesmo tempo, “bons católicos e bons cidadãos”.

A Santa Sé reafirmou que o Papa Francisco mantém um vivo interesse pelo desenvolvimento das relações entre Vietnã e Santa Sé. E expressou seu desejo de que a comunidade católica possa continuar a oferecer a sua contribuição com o desenvolvimento nacional e a promoção do bem comum.

As duas Partes concordaram em manter um diálogo construtivo, “em espírito de boa vontade”, com o objetivo de fazer crescer a compreensão mútua e de promover as relações. Concordaram também em convocar o sétimo Encontro do Grupo de trabalho conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé em Hanói. A data do encontro ainda será definida.

Antes de partir do Vaticano, a Delegação vietnamita realizou visitas de cortesia ao Secretário de Estado de Sua Santidade, o Cardeal Pietro Parolin, e ao Secretário para as Relações com os Estados, o Arcebispo Paul Gallagher. A delegação visitou também algumas Instituições religiosas da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo