"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Rumo à Jornada Mundial da Juventude

Relíquias do Beato Pier Giorgio peregrinam de Turim a Cracóvia

A peregrinação das relíquias do Beato Piergiorgio Frassati será uma ocasião para oferecer o testemunho do jovem turinense à juventude mundial

Da Redação, Com Rádio Vaticano

A urna contendo as relíquias do Beato Piergiorgio Frassati partiu de Turim nesta segunda-feira, 4, e percorrerá o norte da Itália e países da Europa, com previsão de chegada em Cracóvia no dia 23 de julho para a Jornada Mundial da Juventude.

O Papa Francisco deu como tema, a este itinerário, as “Bem-aventuranças”, uma vez que São João Paulo II, quando ainda era Cardeal Arcebispo de Cracóvia, chamou o Beato Piergiorgio de “o homem das oito Bem-aventuranças”.

A importância de Frassati no Ano do Jubileu é também sublinhada pelo fato de que o Papa o propôs, junto com São João Paulo II e Irmã Faustina, como modelo de jovem da misericórdia. “E assim, a sua presença em Cracóvia será um estímulo, um convite para olhar ao alto, e a caminhar segundo o estilo da misericórdia que nos pede o Papa Francisco”, explicou o Diretor da Pastoral da Juventude da Diocese de Turim, Padre Luca Ramello, em entrevista à Rádio Vaticano.

Padre Luca Ramello, disse que a peregrinação da urna contendo as relíquias do Beato Piergiorgio nasce a pedido da Arquidiocese de Cracóvia, para evidenciar a ligação entre a vida de Piergiorgio e o itinerário que nestes anos foi feito em direção à JMJ.

A peregrinação dos restos mortais do Beato Fassati passará por doze dioceses, a ideia é fazer conhecer antes de tudo o testemunho de vida do Beato Piergiorgio, que foi um grande missionário.

“Assim, é Piergiorgio que, caminhando pela Europa atravessando-a; leva consigo, com o seu entusiasmo, os jovens que encontrará na oração, na liturgia, nas confissões e nas conferências que serão organizadas na sua passagem. Piergiorgio sempre foi um grande animador e um motivador de jovens para Cristo”, disse o Padre Luca.

A expectativa é que a passagem das relíquias suscite a mesma disponibilidade nos jovens em colocar-se a caminho em direção ao Senhor. E assim, esta peregrinação pela Europa seja também uma preparação para aqueles que irão à Cracóvia.

Piergiorgio e o Papas

A figura do Beato é citada como modelo de juventude não somente ao Papa Francisco, mas os três últimos Pontífices, também o tinha como exemplo. Entre os tantos jovens beatos e santos jovens que a Igreja recebe em dom, Piergiorgio, nestes últimos vinte anos, tem sido colocado pelos Papas como uma referência e modelo para os jovens do mundo inteiro.

O Cardeal Wojtyla, antes de ser o Papa São João Paulo II, quando Piergiorgio não era ainda Beato, já o amava e fazia com que fosse conhecido por todos. Depois o beatificou e diversas vezes o apresentou como testemunho de santidade.

O Papa emérito Bento XVI, muitas vezes, no âmbito da JMJ e da sua visita a Turim, falou sobre esta extraordinária figura, como exemplo a ser seguido.

O pai do Papa Francisco conheceu pessoalmente o Beato Piergiorgio Frassati, e foi ele quem primeiro falou à Francisco sobre a vida de santidade do Beato. “E é extraordinária esta ligação que na Igreja, ao longo dos anos e dos decênios, continua e torna-se história de salvação”, disse o Padre Luca.

Uma vida de santidade

“Quando falamos do Beato Piergiorgio, podemos dizer que é surpreendente o fato de que tenha jogado a sua breve existência em todas as áreas em que um jovem pode expressar os seus talentos e a sua fé: o estudo, a política, o serviço, o voluntariado, a evangelização, o esporte, o amor pela montanha, a rebeldia, a alegria e a amizade. Não houve um aspecto, nem mesmo um sequer, da vida de um jovem em que Piergiorgio não tenha entrado com o seu entusiasmo, mas sobretudo como cristão. Realmente um atleta da fé! Um atleta que soube não somente caminhar, ele mesmo, como um solitário, mas que levou e arrastou consigo a muito jovens, os chamados “tipos vesgos”, que ainda hoje são os seus amigos. São jovens que haviam dado com ele este passo, a escolha de caminhar com o Senhor, uma vontade que ainda hoje está presente em tantos jovens, e que talvez deva ser despertada. E Piergiorgio tem essa capacidade, apenas nos aproximamos de sua figura, de despertar precisamente uma paixão do coração”, afirma Padre Luca.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo