12 e 13 de maio

Reitor: "Santuário de Fátima está preparado para acolher o Papa"

O reitor do Santuário de Fátima disse que tudo está preparado para acolher com segurança o Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio

Da redação, com Agência Ecclesia

Nesta sexta-feira, 7, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Cabecinhas, disse que tudo está preparado para acolher com segurança o Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião da comemoração do Centenário das Aparições.

Em uma conferência de imprensa, o reitor fez o ponto da situação, a cerca de um mês da peregrinação de 12 e 13 de maio, e frisou que estão reunidas as condições para dizer que “Fátima é um local seguro” e “uma cidade de paz”.

As informações sobre a preparação em curso para a celebração do Centenário das Aparições com a presença do Papa Francisco, em maio, foram prestadas pelo reitor do Santuário de Fátima, o presidente da Câmara Municipal de Ourem, Paulo Fonseca, major Bruno Marques, porta-voz da Guarda Nacional Republicana, e o coronel Albino Tavares, da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Leia mais
.: Papa Francisco estará em Fátima para centenário das aparições
.: Santuário de Fátima apresenta cartaz oficial da visita do Papa
.: Fátima 2017: Santuário apresenta site oficial da visita do Papa 

Na sessão no Centro Pastoral Paulo VI, o presidente da Câmara Municipal de Ourém disse que “tudo está garantido, do ponto de vista da segurança e da proteção civil” para acolher todos que forem até Fátima, sendo que o número deverá chegar em um milhão de peregrinos.

Paulo Fonseca disse ainda estar empenhado em mostrar ao mundo uma imagem positiva e de qualidade de Fátima, da região e do país, e ao mesmo tempo contribuir para a difusão da mensagem de Fátima.

Os peregrinos vão ter à sua disposição um “gabinete de apoio ao peregrino”, que funcionará junto ao posto de turismo de Fátima. Destaque também para um espaço que será disponibilizado para acolher os campistas que queiram montar as suas tendas na Cova da Iria, que ficará localizado junto ao campo de jogos do Grupo Desportivo de Fátima.

Os campistas terão acesso aos banheiros móveis, a chuveiros e a apoio de segurança. A Guarda Nacional Republicana destaca uma “operação de larga escala”, envolvendo a segurança do Papa Francisco, dos peregrinos e demais habitantes da região, e que se estenderá a distritos como Lisboa, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.

De acordo com o major Bruno Marques, estará no terreno “uma força multidisciplinar capaz de prevenir ou cessar qualquer atividade ilícita” e ao mesmo tempo preparada para prestar auxílio a quem mais precise.

O dispositivo da Guarda Nacional Republicana estará a trabalhar de forma mais efetiva no terreno entre os dias 1 e 14 de maio, nomeadamente na atenção aos peregrinos a pé, com ações de sensibilizarão e apoio.
Bruno Marques realçou a importância dos peregrinos a pé evitarem estradas mais movimentadas e apostarem nos percursos pedestres, usarem roupas claras, coletes refletores e caminharem em fila indiana.

Uma vez dentro do recinto, os peregrinos são aconselhados a não deixarem objetos de valor dentro das viaturas nem os levarem consigo para dentro do recinto, por motivos de segurança.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo