Entidade caritativa da Igreja

Populorum Progressio aprova projetos para América Latina

A Fundação aprovou 125 projetos voltados para a formação de crianças e jovens na América Latina e Caribe

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

papa populorum progressio

Francisco recebeu os membros do Conselho Administrativo da Fundação
/ Foto: L’ Osservatore Romano

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, nesta segunda-feira, 16, um relatório sobre encontro da Fundação Populorum Progressio para a América Latina e Caribe, que ocorreu nos dias 11 a 13 de junho no Vaticano.

De acordo com o documento, dos 135 projetos apresentados para 2014, foram aprovados 125, totalizando um investimento de cerca de US$ 1, 8 milhão.

Os projetos deste ano estão voltados para a  formação de crianças e jovens. Desta forma, a Fundação vai apoiar as pequenas empresas e as comunidades católicas em seus projetos de desenvolvimento humano. São diversos pequenos projetos  em diferentes áreas, como a criação de poços de água potável, criação de bancos de sementes,  construção de centros comunitários, apoio projetos de saúde, entre outros.

Segundo o relatório, o Papa Francisco ao receber em audiência os membros do Conselho de Administração, reiterou que as instituições católicas não são ONGs, e desta forma, devem operar de acordo com uma antropologia que vê na pessoa não apenas “uma boca para alimentar, mas também  a sua dimensão espiritual”.

O Papa apontou que a ideologia centrada no “deus do dinheiro” descarta duas categorias de pessoas:  as crianças, o futuro da sociedade, e os idosos,  a memória  histórica. Francisco  destacou também a situação do desemprego entre os jovens,  que os torna presas fáceis para o vício e o crime.

Por fim, Francisco pediu a  Fundação que  trabalhe em benefício dos jovens, por meio  de projetos de educação e formação profissional.

O Relatório foi concluído com uma exortação para que toda a Igreja colabore com as arrecadações da Fundação, de forma que os projetos tenham êxito em toda  a América Latina e Caribe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo