Nesta sexta-feira

Passagem de ciclone pela Austrália deixa casas destruídas

O ciclone Marcia atingiu o norte da Austrália e provocou enchentes, destruiu casas e derrubou árvores; não houve relatos de mortos ou feridos

Da redação, com Reuters

Nesta sexta-feira, 20, um ciclone com ventos de até 285 km/h atingiu o nordeste da Austrália, destruindo casas e árvores, interrompendo o fornecimento de eletricidade e provocando enchentes. Enquanto isso, uma segunda tempestade danificou as comunicações com uma ilha no norte do país, onde também são esperados danos severos.

Dezenas de milhares de pessoas recorreram aos abrigos mais próximos antes da chegada quase repentina do ciclone Marcia ao Estado de Queensland, que ganhou força poucas horas antes de chegar ao continente como uma tempestade de 5ª categoria, a mais alta na escala.

Os serviços de emergência sofreram para retirar e alertar as pessoas que não saíram de suas casas e que estavam no caminho do ciclone.

As linhas ferroviárias para os portos, que fazem parte da economia de 218 bilhões de dólares de Queensland baseada nas commodities, foram interrompidas.

Não houve relatos de mortos nem feridos, e os meteorologistas disseram que os piores ventos diminuíram de intensidade à noite e reduziram a categoria do ciclone para 2. Mas autoridades alertaram que chuvas pesadas e enchentes devem continuar por vários dias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo