Papa manifesta solidariedade às vítimas do ciclone Pam

O ciclone Pam atingiu a população de Vanuatu, no Pacífico. Segundo agências da ONU, foi um dos piores desastres naturais da história da região

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco manifestou neste domingo, 15, a sua solidariedade às vítimas do ciclone tropical Pam que atingiu a população de Vanuatu, deixando um rastro de destruição no Pacífico.

“Estou próximo da população de Vanuatu, no Oceano Pacífico, atingida por um forte ciclone. Rezo pelos mortos, feridos e desalojados. Agradeço aos que reagiram rapidamente para prestar socorro e ajuda”, declarou, após a recitação da oração do Angelus, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

As agências da ONU falam em dezenas de mortos na sequência da passagem deste ciclone de categoria 5 (o mais intenso), um dos piores desastres naturais da história do Pacífico.

Segundo as autoridades locais, 80% das casas da capital Port Vila ficaram seriamente danificadas.

Escolas, igrejas e centros comunitários do arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, estão a ser usados como abrigos de emergência para a população.

O ciclone Pam atingiu o pico de intensidade na noite de sexta-feira,  13, noite, registrando ventos na ordem dos 250 a 270 quilômetros por hora.

O desastre natural atingiu outros territórios insulares do Pacífico, como Kiribati, Tuvalu e as Ilhas Salomão.

Stephanie Lalor, da Caritas Austrália, revelou que a organização católica está no terreno para avaliar os danos e “responder aos pedidos de ajuda”.

“A Igreja tem um papel de relevo na resposta a desastres como este que, muitas vezes, atingem as comunidades mais vulneráveis”, acrescenta a responsável, em declarações à confederação internacional da Caritas.

A ‘Caritas Internationalis’ está recolhendo donativos para o seu fundo de respostas de emergência, a fim de financiar a ajuda humanitária nesta situação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo