Espanha

Papa em Santiago de Compostela: programação já está concluída

Bento XVI visita Santiago de Compostela no próximo dia 6 de novembro, por ocasião do Ano Santo Compostelano.

Acesse
.: Visita virtual à Catedral de Santiago de Compostela

.: Carta Pastoral do Arcebispo de Santiago devido à visita do Papa

A visita do Pontífice contará com três atos públicos:
 – Chegará ao aeroporto de Lavacolla pela manhã, onde será recebido oficialmente por membros da Casa Real e autoridades eclesiásticas e civis, nacionais, autônomas e locais;
 – Após se deslocar de papamóvel até a cidade, entrará na Catedral pela porta de Azabachería, como peregrino da fé e testemunho de Cristo Ressuscitado. Terá a oportunidade de rezar na Capela da Comunhão, contemplar o Pórtico da Glória, rezar ante a Tumba do Apóstolo Santiago, passar pela Porta Santa, dirigir algumas palavras aos presentes e utilizar o Botafumeiro (grande incensário banhado em prata, fica suspenso na catedral e pesa 62kg vazio e tem mais de 1m de altura). Enfermos, crianças e anciãos serão os assistentes neste ato, que se desenvolverá no interior da Basílica Compostelana;
 – Após a refeição e descanso no Palácio Arcebispal, Bento XVI presidirá a Eucaristia na praça do Obradoiro, marco incomparável da cidade do Apóstolo. Na última hora da tarde, o Santo Padre se dirigirá a Lavacolla e ali despede-se de algumas autoridades. Logo após, desloca-se em direção a Barcelona.

Em carta pastoral enviada aos diocesanos no dia 5 de março, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio assinalava:

"Exorto-vos a, já desde agora, ter muito presentes em vossa oração com o patrocínio do Apóstolo e a intercessão da Virgem Peregrina as  intenções do Papa no governo da Igreja como sucessor de Pedro, e a pedir também pelos frutos espirituais e pastorais de sua peregrinação à Tumba do Apóstolo Santiago o Maior para nossa comunidade diocesana, para Galícia e para toda a Igreja na Espanha".

O Papa chegará a Santiago acompanhado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, pelo substituto da Secretaria, Dom Fernando Filoni, pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Guido Marini, bem como diferentes autoridades eclesiásticas e leigas, entre as quais encontra-se o o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri.

No dia 7, em Barcelona, o Pontífice consagrará o altar da Igreja da Sagrada Família, obra do arquiteto católico Antonio Gaudi, que a deixou imcompleta em 1926.

Leia mais
.: JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero

.: Papa na Espanha: coordenador da viagem acerta últimos detalhes
.: Papa vai visitar Santiago de Compostela e Barcelona em novembro

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo