Crise migratória

Obama anuncia acordo para acolher 360 mil refugiados

Pacto foi firmado em reunião sobre crise migratória convocada pela Casa Branca

Ansa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que mais de 50 países chegaram a um acordo nesta terça-feira, 20, para acolher 360 mil refugiados em 2016.

O pacto foi firmado durante uma reunião sobre a crise migratória convocada pela Casa Branca e realizada paralelamente aos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Acesse
.: Notícias sobre a crise de refugiados 

O Brasil, representado pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes, participou do encontro apenas como observador, já que não se comprometeu em estabelecer metas de acolhimento. “As mais de 50 nações que participam da cúpula sobre refugiados na ONU vão dobrar o acolhimento, chegando a 360 mil”, garantiu Obama.

O presidente ainda disse que os Estados Unidos pretendem receber 85 mil refugiados em 2016 e 110 mil em 2017. “Devemos reconhecer que os refugiados são sintoma de um fracasso mais amplo, de tensões e perseguições. Organizei esse encontro porque todos precisamos fazer mais”, acrescentou.

Além dos EUA, se comprometeram com a meta países como Etiópia, Alemanha, Jordânia, México, Canadá e Itália, cujo primeiro-ministro, Matteo Renzi, prometeu aumentar em 30% o orçamento de seu governo dedicado a ações humanitárias para ajudar imigrantes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo