Realidade no Iraque

Núncio em Bagdá diz que raiz de tantos problemas é a falta de paz

Dom Martín pede que situação no Iraque não seja esquecida

Da redação, com Rádio Vaticano

O Núncio Apostólico em Bagdá, Dom Alberto Ortega Martín, participou nesta quinta-feira, 29, da audiência do Papa Francisco no Vaticano com membros dos organismos caritativos católicos que atuam na Síria, Iraque e países limítrofes.

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Martín afirmou que o apelo do Papa é sempre importante porque na raiz de tantos problemas está a violência. “É claro que se deve assistir os refugiados, que se deve dar ampla assistência, mas é importantíssimo buscar ir à raiz que é a falta de paz. Então, esse apelo em prol da paz, pela oração em favor da paz, por um compromisso da parte de todos com a própria responsabilidade em favor da paz é sempre fundamental, é sempre necessário”.

O Núncio destacou ainda a difícil realidade do Iraque, que não pode ser esquecida. No país há dez milhões de pessoas que precisam de assistência humanitária e três milhões e meio de deslocados.

“O importante é não esquecer, porque atrás de cada cifra, por trás de cada número há sempre uma pessoa concreta, uma família concreta que merece todo nosso apoio, toda nossa caridade.”

Dom Martín disse que os iraquianos precisam ainda de muita assistência material, que aos poucos tem chegado, mas cita duas grandes necessidades:

“Uma necessidade de esperança para poder enfrentar o futuro com mais esperança, e uma necessidade – diria – a nível social: o grande desafio da reconciliação ou, com outra palavra, a misericórdia. Porque afinal, a única resposta – já o dizia também o Papa –, a verdadeira resposta aos conflitos, afinal, é a misericórdia, é um amor maior.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo