Pregação da quaresma

No centro da evangelização deve estar o amor, diz Cantalamessa

O pregador da casa pontifícia explicou que a tarefa de evangelizar é de todos e deve ser feita com palavras e obras

Rádio Vaticano

O Papa Francisco e seus colaboradores da Cúria Romana participaram na manhã desta sexta-feira, 04, da terceira pregação da Quaresma, na Capela Redemptoris Mater. O tema proposto pelo pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, foi “Anunciar a Palavra. O Espírito Santo, principal agente de evangelização”. Com este tema, Frei Cantalamessa concluiu as reflexões sobre a constituição Dei Verbum.

O frade capuchinho recordou que o meio primordial e natural com o qual se transmite a palavra é o sopro, a voz. Também a Palavra de Deus segue esta lei. Ela se transmite por meio de um sopro por obra do Espírito Santo.

Na prática, acrescentou Frei Cantalamessa, quando se fala de evangelização a primeira coisa a evitar é pensar que esta seja sinônimo de pregação – o que seria reservado a uma categoria particular de cristãos. Ao invés, a tarefa de evangelizar é de todos, com palavras e obras. Mas no âmago da evangelização deve estar um amor genuíno pelos homens: esta é a alma do Evangelho.

“O Evangelho do amor só pode ser anunciado por amor. Se não nos esforçarmos a amar as pessoas que temos diante de nós, as palavras se transformam facilmente entre as mãos em pedras que ferem e das quais nos defendemos”, disse o Pregador da Casa Pontifícia.

“Amor, portanto, pelos homens. Mas também – e sobretudo – amor por Jesus. É o amor de Cristo que deve nos impulsionar”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo