V Conferência

Necessidade de uma nova Evangelização na América Latina

“É preciso proclamar na íntegra a Mensagem da Salvação, que chegue a impregnar as raízes da cultura e se encarne no momento histórico latino-americano atual, para responder melhor a suas necessidades e legítimas aspirações”, adverte Bento XVI aos participantes – cerca de quarenta, entre conselheiros e membros, junto a seu presidente – da recém-celebrada assembléia Plenária da Pontifícia Comissão para América Latina, a quem o Papa recebeu no sábado.

”Pensando nos desafios que se propõem à Evangelização” – apontou o Santo Padre -, acolheu-se como tema de reflexão deste encontro A família e a educação cristã na América Latina. Um link imediato traçou o Papa com a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe – na qual também terão voz e voto bispos dos Estados Unidos, Canadá, Espanha e Portugal –, que convocou e inaugurará pessoalmente na cidade brasileira de Aparecida, em 13 de maio.

“Esta Conferência está chamada a dar um renovado impulso à Evangelização nessa vasta região do mundo eminentemente católico”, sublinhou Bento XVI.

“É preciso proclamar na íntegra a Mensagem da Salvação, que chegue a impregnar as raízes da cultura e se encarne no momento histórico latino-americano atual, para responder melhor a suas necessidades e legítimas aspirações”, exortou Os desafios atuais da América Latina são enormes, como enumerou o Papa: mudança cultural gerada pelos meios de comunicação, fluxos migratórios e suas repercussões familiares e religiosas, interrogantes sobre como os povos devem assumir sua memória histórica e seu futuro democrático, secularização, globalização, pobreza, violência e narcotráfico, entre outros.

“Antes de tudo isso, vê-se a necessidade urgente de uma nova Evangelização, que nos impulsione a aprofundar nos valores de nossa fé, para que sejam seiva e configurem a identidade desses amados povos que um dia receberam a luz do Evangelho”, exortou o Santo Padre. Daí a oportunidade – reconhece – do lema da V Conferência: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida”. Esse próximo grande encontro “há de fomentar que todo cristão se converta em um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo” – apontou –, enviado por Ele como apóstolo de uma nova evangelização.

Por isso, “para o futuro da Igreja na América Latina e no Caribe é importante que os cristãos aprofundem e assumam o estilo de vida próprio dos discípulos de Jesus – alertou Bento XVI: simples e alegre, com uma fé arraigada no mais íntimo de seu coração e alimentada pela oração e os sacramentos”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo