Viagem apostólica

Migração será principal tema da visita do Papa ao México

“O problema da migração atravessa o país de norte a sul e se fala-se dele”, disse bispo mexicano

Da redação, com Rádio Vaticano

O tema “migração” estará ao centro da viagem do Papa Francisco ao México em 2016, e as cidades que receberão o Pontífice serão escolhidas de acordo com o tema, como antecipou o Arcebispo de Tlalnepantla, Dom Carlos Aguiar Retes.

O ex-Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano assegurou que a chegada de Francisco ao país é esperada não somente por todos os católicos, mas também por pessoas que não professam nenhuma religião.

A Ciudad Juárez deve ser um dos destinos do Papa. “O problema da migração atravessa o país de norte a sul e se fala-se dele, então o Papa terá que ir a pontos simbólicos a ele relacionados”, disse Dom Retes.

“A expectativa e a alegria por esta viagem são muito grandes”, afirmou o bispo, assegurando que a palavra do Pontífice vai ajudar muito a situação por qual passa o México. O bispo ressaltou que o líder católico foi, pouco a pouco, crescendo na aceitação popular até o ponto em que as pessoas seguem as suas palavras e a sua presença através de todos os meios de comunicação.

Neste sentido, considerou “relativamente fácil” preparar os católicos mexicanos para a visita, porque as pessoas “a estão desejando”. “É simplesmente ordenar todo este entusiasmo e fazer que tudo seja melhor aproveitado”, avaliou.

Até o momento, apenas a Cidade do México é um destino certo de Bergoglio, que afirmou várias vezes que não poderia visitar o México sem passar pelo Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, desejo este confirmado pelo Porta-voz do Vatiano, Padre Lombardi.

A definição do roteiro da viagem deve ser divulgado até novembro, e provavelmente acontecerá entre fevereiro e março de 2016. A Colômbia poderá ser incluída nesta nova viagem ao continente latino-americano. Leia mais

Esta será a sétima visita de um Pontífice ao México, após João Paulo II em 1979, 1990, 1993, 1999 e 2002 e Bento XVI em 2012.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo