Papa emérito

Livro traz 1º balanço histórico do pontificado de Bento XVI

O Pontificado de Bento XVI foi objeto de numerosas análises sobre questões específicas, mas só agora com uma análise histórica global

Da redação, com Rádio Vaticano

O Diretor do Departamento de História da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana, Roberto Regoli, escreveu o livro “Além da crise da Igreja. O Pontificado de Bento XVI”, que deve ser apresentado na próxima sexta-feira, 20, na Pontifícia Gregoriana, onde Ratzinger lecionou entre 1972 e 1973.

“Acredito que a característica do livro – explica o autor em uma nota – seja a operação inédita de ‘historicizar’, isto é, ler o pontificado no contexto eclesial e social do período, assim como sobre a mais ampla história do Papado contemporâneo. Inédita, embora não exaustiva, é a análise oferecida sobre a diplomacia pontifícia”.

O estudo dedica amplo espaço não somente à avaliação exterior (Pontificado expansivo ou depressivo?) ou a questões específicas (crise dos abusos de menores, caminho ecumênico, etc), mas faz emergir as grandes problemáticas pertinentes à vida interna da Igreja.

A obra será apresentada numa na Aula Magna da universidade. Após a saudação inicial do Decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, Padre Nuno da Silva Gonçalves SJ, nomeado próximo Reitor Magnífico da Universidade, deverão se pronunciar o Prefeito da Casa Pontifícia , Dom Georg Gänswein e o historiados Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio. Introduz e modera o encontro Paolo Rodari, vaticanista do “La Reppublicca”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo