Novidade

Livro aborda os desafios e perspectivas da Igreja na China

Publicação apresentada nesta sexta-feira no Vaticano percorre a evolução das relações entre a China e a Igreja católica

Da Redação, com Radio Vaticano

“O Evangelho para além da Grande Muralha: desafios e perspectivas do cristianismo na China” é o título do livro do estudioso católico chinês, Kin Sheung Chiaretto Yan, publicado, em inglês, pela editora Missionária italiana e apresentado na tarde desta sexta-feira, 8, na Rádio Vaticano, no Vaticano.

A coletiva de imprensa de apresentação do volume contou com a intervenção, entre outros, do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, e do presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

Segundo o título original em inglês “Evangelization in China”, o livro percorre, sob o ponto de vista chinês, a evolução das relações entre a China e a Igreja Católica, propondo uma leitura sobre a situação da Igreja na China de hoje, de modo particular as relações entre o Estado e o Governo de Pequim.

No primeiro capítulo, o autor apresenta a cultura chinesa, evidenciando as suas características multiétnicas e multirreligiosas; no segundo, aborda a história da evangelização na China, com o intuito de mostrar a atitude do povo chinês e os motivos de alguns comportamentos das autoridades políticas; no terceiro e último capítulo, são tratados temas sobre o desenvolvimento da política religiosa da China, dos últimos decênios até a situação atual da Igreja.

Em sua viagem à Coreia do Sul em agosto de 2014, o Papa Francisco sobrevoou a China com autorização do presidente Xi Jinping. Essa foi a primeira vez que um Papa fez isso. Na ocasião, o Santo Padre enviou um telegrama ao presidente pedindo as bençãos de Deus para o país asiático.

Leia também
.: Pela primeira vez, um Papa sobrevoa espaço aéreo da China
.: Papa envia novo telegrama ao presidente da China

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo